| Tudo sobre Cães e Gatos

Sono: Por que os felinos dormem tanto?

1.67K 0
Sono: Por que os felinos dormem tanto?

O comportamento dos felinos varia de acordo com a raça, idade, temperamento e estado de saúde, mas em uma coisa todos tem em comum: o sono. Mais do que qualquer mamífero (exceto gambás e alguns morceguinhos) os gatinhos dormem cerca de 16 horas por dia. Aí vem a dúvida… porque tanto sono? Parando para pensar nisso resolvi escrever sobre para sanar as dúvidas de pessoas como eu, gateiras.

Nossos gatos não foram criados na selva, mas mantém o instinto de caça, principalmente a noite. Essa é uma das características que a maioria não perde de sua origem. Podemos perceber em brincadeiras simples em casa, quando se escondem e pulam para pegar sua “presa”. E todo este instinto gasta muita energia.

Leia também:

Cadelinha é disfarçada de bebê para visitar a dona no hospital

Boas dicas para adaptação entre gatinhos desconhecidos

Seu gato está miando muito nos últimos dias? Veja 10 motivos

Mas apesar de passarem a maior parte do tempo cochilando, seus sentidos registram sons e cheiros durante cerca de 70% do tempo em que dormem. Então basta abrir uma latinha de comidinha gostosa que logo eles vão despertar. Apenas os filhotes de até um mês não cochilam, dormem profundamente. Assim como os gatos idosos também, que costumam dormir mais que os adultos.

Porém, mesmo com toda essa esperteza, eles tem os momentos de sono profundo e dormem tranquilamente. Há vezes em que fica até mesmo difícil conseguir despertá-los. E durante estes sonos profundos eles sonham. Assim como os cães, eles também sonham. Será que é com a gente? Não tem como saber, mas realmente é muito fofo ver um gatinho dormindo, se esticando e rolando de um lado para outro.

Em dias chuvosos, assim como os seres humanos, os gatos sentem uma maior necessidade de tirar um bom cochilo.

O que não pode acontecer é deixar que nossos companheiros domésticos, sofram de tédio, pois uma coisa que amam fazer é gastar energia e poder voltar a dormir tranquilamente.  Para ter um amigo realmente feliz, você deve brincar de caçar com seu gato pelo menos duas vezes de 15 minutos por dia, ter uma casa cheia de ambientes para ele escalar e se esconder, e muitos brinquedinho para mantê-lo ativo.

Gostou do conteúdo? Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.

 

 

Comentários no Facebook