| Tudo sobre Cães e Gatos

Você tem um gato feliz ou triste? Conheça os sinais de felicidade do felino

812 0
Você tem um gato feliz ou triste? Conheça os sinais de felicidade do felino

Você tem um gato feliz ou triste? Conheça os sinais de felicidade do felino e saiba como mudar a situação caso o resultado seja negativo.

Normalmente, os bichanos demonstram bem as suas emoções, tem sinais bem claros, mas as vezes seus tutores não sabem reconhecer isso. Se você é um leigo em sinais de felicidade em gatos, então confira esse post e esclareça as suas dúvidas.

Claro que cada gato é diferente, e possui seus próprios sinais e trejeitos. Mas existem alguns sinais que a maioria dos gatos compartilham, e é em cima deles que vamos trabalhar. Confira abaixo os sinais de um gato feliz.

Leia também

Confira 100 nomes para gatos e significados

 

Sinais de um gato feliz

Cauda levantada: Normalmente, quando o gato passa um período longe de seu tutor, ao reencontrá-lo, o gato fica nitidamente feliz, e ele levanta seu rabo.

Cauda levantada em forma de gancho ou tremendo significa que o gato está extremamente feliz, e isso é um ótimo sinal.

Um gato com o rabo em forma de gancho está feliz.

Um gato com o rabo em forma de gancho está muito feliz.

Olhos pra cima e sobrancelha rebaixada também demonstram felicidade.

Cauda e a orelha eretas, e cauda balançando vagarosamente para ambos os lados, juntamente com um olhar atentos, demonstra que o gato está curioso e feliz.

Orelhas levemente inclinadas para frente e bigode relaxado: Felicidade pura.

Bigode para frente e os olhos quase fechados: Gato feliz, e se estiver ronronando, é uma felicidade extrema.

Bigode para frente e os olhos quase fechados: Gato feliz, e se estiver ronronando, é uma felicidade extrema.

Bigode para frente e os olhos quase fechados indicam que está feliz.

Esfregar cabeça ou corpo representam felicidade, o gato está querendo “demarcar território” em você, para dizer que você é dele, sinal que ele gosta de você e fica feliz quando está contigo.

Miado alto: Quanto mais estridentes, mais feliz o gato está.

Miado agudo: O gato está frustrados e carentes, e precisa de mais atenção da sua parte.

Ronronado: Quando o gato emite o ronronado, quase sempre significa felicidade, para ter certeza, você terá que analisar os outros sinais já mencionados. Raríssimas vezes indica insatisfação. Se o gato ronrona em seu colo com um timbre aveludado e macio, significa que ele está muito feliz e satisfeito.

Gato massageando: Seu gato fica massageando você antes de deitar no seu colo? Então ele se sente muito bem no seu colo, e isso faz seu gato feliz. Essa massagem é comum quando o filhote é amamentado pela mãe, para estimular as mamas da mãe e ter mais leite. Então, desde a infância associam essa massagem com sensação de prazer. Essa ação demonstra que o gato está feliz e se sentindo seguro com você, como se estivesse com sua mãe.

Gato piscando: Quando o gato pisca para você, é um sinal de carinho e felicidade. Também pode ser uma forma de dizer “eu te amo”, e você pode retribuir piscando para ele também (ele entenderá o recado).

Abraço de gato: Quando seu gato o abraça ou põe uma ou duas patinhas sobre você, pode interpretar como um abraço, pois o bichano está muito feliz e quer te dar carinho.

Gato silencioso: Atente-se para as particularidades de seu gato. Se ele costuma a ser um gato quieto, o silêncio demonstra que ele está feliz, mas neste caso, quando ele ficar barulhento, significa que algo está errado.

Filhotes: Os pequeninos geralmente demonstram sua felicidade com grunhidos, rosnados e chiados.

Postura do gato

A posição em que seu gato fica parado também pode dar sinais de felicidade.

Gato relaxado: Patas dianteiras dobradas, orelhas inclinadas para frente, sobrancelhas voltadas para baixo e olho apertados. Os olhos puxadinhos significam que o gato está feliz e pretende dar uma cochilada.

Gato relaxado

Gato relaxado.

Gato deitado de lado ou sentado com o rabo contraído: Ele está quase te pedindo para brincar com ele.

Gato deitado de lado

Gato querendo brincar.

Um gato deitado de bruços está feliz e se sentindo seguro, além de relaxado. Quando ele fazer isso, você pode fazer carícias na sua barriga (atenção: só faça carícias na barriga se ele estiver assim). Seu gato confia muito em você.

Gato deitado de bruços.

Gato deitado de bruços sente-se confiante.

Brincadeira de gato feliz

Gato brincando: Já viu alguém triste se divertindo? Não né. Com os gatos é a mesma coisa. Se o gato está brincando, automaticamente ele está feliz. Mas não se assuste se ele não brinca muito. Gatos adultos brincam menos do que os filhotes, mas isso não significa infelicidade, e sim maturidade.

Se o gato brinca com outros animais ou com você, significa carinho pela pessoa ou animal, e confiança.

Por que os gatos lambem seus donos?

Gatos gostam de se manter limpos, e para isso, se dão banho com a própria língua. Mas as vezes, o banho ultrapassa o próprio corpo.

Um gato lambendo você é uma forma de carinho extremamente rara, significa que ele te ama e quer cuidar de você.

Gato lambendo o dono

Gato lambendo o dono demonstra amor.

Alguns gatos mordem de leve em seu tutor para demonstrar amor. Um dos locais favoritos do gato para morder é o nosso nariz. Mas cuide para ele não te machucar.

Já um gato lambendo outros gatos significa que ele ama o outro animal, e trata-o com cuidado e carinho. E sim, é um gato feliz!

Gostou de saber mais sobre características de um gato feliz? Seu gato faz alguma dessas coisas? Deixe um comentário compartilhando suas experiências com o seu gato, ou coisas que você gostaria de entender melhor, quem sabe podemos fazer um post específico sobre suas dúvidas?

Comentários no Facebook