| Tudo sobre Cães e Gatos

Por que os cães ficam tão agitados depois de tomar banho?

3.76K 2
Por que os cães ficam tão agitados depois de tomar banho?

Você já observou, que logo após o banho, a maioria dos cães saem extremamente agitados correndo enlouquecidamente por toda a casa? Isso nos causa uma certa curiosidade, até porque muitos dos animais de estimação demostram que detestam a ideia de tomar banho, mas a verdade é que todos os cães ficam agitados e felizes depois do banho tomado.

agitados

Agitado após o banho?

Não há nada cientificamente testado que demonstre o que acontece na cabeça de um cão depois de tomar banho, mas há muitas hipóteses.

Por que isso acontece?

– Ativação pós banho

Você deve ter notado que, no calor, seu cão está cansado e sem ânimo para nada, mas depois de tomar banho é como se alguma coisa desse um clique e ele fosse ativado? Essa é exatamente a razão dos cães ficarem agitados e felizes depois de tomar banho. Porém, mais que felizes, poderíamos dizer que ficam ativos. Da mesma forma que acontece conosco ao tomar um banho de manhã antes de ir ao trabalho, nosso cãozinho desperta quando toma banho.

– Gratidão

Os cães não entendem muitas coisas que fazemos para cuidar deles, mas eles sabem diferenciar quando fazemos alguma coisa para o bem e quando não. Com certeza, enquanto você dá banho no seu cão e fala coisas lindas para ele relaxar. Isso é um estímulo que o cão agradece e que demostra correndo e pulando ao seu redor.

– Se enxugar

Além de correr e pular, é muito comum que um cão se esfregue no tapete do chão. Por quê? Porque o pelo está molhado e ele correr do banheiro se esfregar no tapete da sala ou na sua cama que é uma ótima maneira de acelerar esse processo. Seque bem o pelo de seu cão. Eles ficam felizes depois de tomar banho e não ficam  desconfortáveis.

Leia também:

Com que frequência devo dar banho no meu cachorro?

Banho e Tosa em Pet Shop é seguro? Saiba como escolher uma pet de confiança!

Glândulas anais ou (adanais): saiba prevenir e tratar problemas

– Perda do cheiro corporal “original” hehe

Nós amamos o cheirinho do shampoo, mas os cachorros não gostam dessa ideia. O cheiro do pelo e da pele de um cão é especial e eles mesmos o utilizam como símbolo para fazerem parte do grupo ou ser um membro respeitado. Por isso, é provável que ele corra para recuperar seu cheiro e se sentir seguro e confiante.

– Olfato hipersensível.

O olfato de seu cão é extremadamente sensível e o que parece ser agradável, como shampoo e perfume que você utiliza na higiene dele, pode ser que não seja assim para ele. Essa pode ser outra razão pela quais os cães correm e pulam se esfregando nos tapetes ou sofás.

Vídeo do cãozinho agitado após o banho:

Fonte: Meus Animais

Gostou do nosso conteúdo? Curta o nosso Facebook, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Comentários no Facebook