A cada dia os animais estão inseridos no nosso ambiente familiar e compartilhamos vida, casa e inclusive cama com eles. Essa é uma das razões do qual a maioria das pessoas mantem com muita frequência os banhos, porém em excesso pode prejudicar a saúde do seu cachorro.
Todo cachorro precisa de banhos regularmente. A frequência do banho depende muito do estilo de vida, tipo de pelagem e a raça do animal. Você também pode optar pelo banho à seco.
Banho à seco?
O shampoo seco serve para ocasiões excecionais em que não lhe pode dar banho, como por exemplo, no inverno quando está muito frio, quando o cachorro vomita durante uma viagem de carro. Nesse tipo de banho é utilizado shampoos que não necessitam de enxágue. Eles limpam bem e deixam um cheiro agradável no seu cãozinho. Você só vai precisar de uma toalha e uma escova para ajudar a remover o resíduo do shampoo e os pelos mortos do corpo do animal. O produto de lavagem à seco são vendidos em pet shops em forma de spray.
Leia também:
Banho e Tosa em Pet Shop é seguro? Saiba como escolher uma pet de confiança!
Glândulas anais ou (adanais): saiba prevenir e tratar problemas
Erros comuns que você pode cometer quando escolhe a ração
Pelo comprido ou pelo curto?
- Cães com pelagem curta ou pelo denso (com pouco sub pelo) como o Pug, Rottweiler ou Buldogue francês ou Inglês necessitam de um banho quinzenal ou em alguns casos mensal, dependendo do grau de sujeira.
- Cães de pelagem longa como Lulu da Pomerânia, Shih Tzu ou Lhasa apso um banho semanal ou quinzenal.
Dica: Neste tipo de raça, a hidratação da pelagem é recomendada.
- Os cães com pelagem longa que tende a ficar com aspecto oleoso como o Yorkshire ou Maltês, devem tomar banho uma vez por semana.
Os banhos em excesso podem provocar problemas de pele, por isso é bom seguir de acordo com o tipo de pelagem e estilo de vida do seu melhor amigo. Use produtos adequados para o cachorro ao invés de usar shampoo ou sabonete humano no seu pet. As químicas essenciais da pele humana e dos cães são muito diferentes e necessitam de cuidados diferentes.
Muita atenção na secagem: É tão importante como o banho, o pelo úmido pode contribuir para a proliferação de fungos e outras doenças.
vale ressaltar que o banho com água e shampoo é o mais recomendado. É o que realmente vai limpar totalmente o cachorro. Então, quando pensar no banho do seu pet sempre que possível dê preferência para o banho tradicional e deixe o banho a seco para momentos de exceção.
Fonte: Um como
Gostou do nosso conteúdo? Curta o nosso Facebook, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.