| Tudo sobre Cães e Gatos

Com que frequência devo dar banho no meu cachorro?

5.27K 2
Com que frequência devo dar banho no meu cachorro?

A cada dia os animais estão inseridos no nosso ambiente familiar e compartilhamos vida, casa e inclusive cama com eles. Essa é uma das razões do qual a maioria das pessoas mantem com muita frequência os banhos, porém em excesso pode prejudicar a saúde do seu cachorro.

Todo cachorro precisa de banhos regularmente. A frequência do banho depende muito do estilo de vida, tipo de pelagem e a raça do animal. Você também pode optar pelo banho à seco.

Banho à seco?

O shampoo seco serve para ocasiões excecionais em que não lhe pode dar banho, como por exemplo, no inverno quando está muito frio, quando o cachorro vomita durante uma viagem de carro. Nesse tipo de banho é utilizado shampoos que não necessitam de enxágue. Eles limpam bem e deixam um cheiro agradável no seu cãozinho. Você só vai precisar de uma toalha e uma escova para ajudar a remover o resíduo do shampoo e os pelos mortos do corpo do animal. O produto de lavagem à seco são vendidos em pet shops em forma de spray.

Leia também:

Banho e Tosa em Pet Shop é seguro? Saiba como escolher uma pet de confiança!

Glândulas anais ou (adanais): saiba prevenir e tratar problemas

Erros comuns que você pode cometer quando escolhe a ração

Pelo comprido ou pelo curto?

  • Cães com pelagem curta ou pelo denso (com pouco sub pelo) como o Pug, Rottweiler ou Buldogue francês ou Inglês necessitam de um banho quinzenal ou em alguns casos mensal, dependendo do grau de sujeira.

frequência 1

 

  • Cães de pelagem longa como Lulu da Pomerânia, Shih Tzu ou Lhasa apso um banho semanal ou quinzenal.

    Dica: Neste tipo de raça, a hidratação da pelagem é recomendada.

frequência

A frequência do banho

 

  • Os cães com pelagem longa que tende a ficar com aspecto oleoso como o Yorkshire ou Maltês, devem tomar banho uma vez por semana.

Os banhos em excesso podem provocar problemas de pele, por isso é bom seguir de acordo com o tipo de pelagem e estilo de vida do seu melhor amigo. Use produtos adequados para o cachorro ao invés de usar shampoo ou sabonete humano no seu pet. As químicas essenciais da pele humana e dos cães são muito diferentes e necessitam de cuidados diferentes.

Muita atenção na secagem: É tão importante como o banho, o pelo úmido pode contribuir para a proliferação de fungos e outras doenças.

vale ressaltar que o banho com água e shampoo é o mais recomendado. É o que realmente vai limpar totalmente o cachorro. Então, quando pensar no banho do seu pet sempre que possível dê preferência para o banho tradicional e deixe o banho a seco para momentos de exceção.

Fonte: Um como

Gostou do nosso conteúdo? Curta o nosso Facebook, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.

 

Comentários no Facebook