Plantas que fazem bem aos cães – Saiba quais são

1

Há mais de dois mil anos, as plantas medicinais são usadas para cuidar de vários problemas de saúde, ajudando não apenas os seres humanos, mas também os animais, até mesmo os cães.

Existem plantas que de forma natural despertam a atenção dos cachorros e que podem ser aproveitadas para afastar pulgas e até como medicação para os sintomas de alergias e doenças do estômago.

Plantas que fazem bem aos cães

Valeriana

A valeriana, é uma planta muito popular utilizada desde a antiguidade, devido às suas essências que combatem a falta de sono. Esta planta de flores brancas e cheiro bom atua como um calmante natural: os cães ficam mais calmos após a utilização da valeriana.

Já o óleo essencial ou o extrato da planta, vendidos em farmácias, jamais podem ser ingeridos pelos animais de estimação, pois podem provocar intoxicações.

Leia também:

As plantas mais comuns e tóxicas que podem levar o seu pet à morte

Ração Renal para Cães

Fogos de artifícios e os cães: Como amenizar o estresse

Gramíneas

Quem tem um cão em casa, e já notou o seu cão mastigando grama, não precisa se preocupar. Pois, os cães amam petiscar a grama. Todo tipo de grama, principalmente as do gênero cynodon que pode ser ingerida pelos cães e ajuda no tratamento de todo tipo de mal estar intestinal.

O dono precisa ficar atento e não deixar que o seu cão coma grama em qualquer lugar, pois ela pode estar com agrotóxicos, pesticidas e outros venenos que podem causar graves intoxicações. Se você tem um quintal em casa, reserve um lugar para plantar gramíneas, lembrando que este tipo de planta se desenvolve bem em locais com bastante sol e solos bem adubados.

Plantas com cheirinho bom

Plantas como a camomila, o alecrim, a lavanda e a citronela são interessantes para se ter no jardim de casa, pois funcionam como repelentes naturais, mantendo as pulgas, mosquitos e carrapatos distantes.

A citronela consegue repelir o inseto culpado por transmitir a Leishmaniose Visceral Canina e pode ser utilizada como auxiliar na prevenção. As plantas podem expulsar os parasitas.

Plantas a serem evitadas

Quando temos um animal de estimação em casa, é preciso ter prudência quanto as plantas para evitar incidentes, pois muitas delas são venenosas e podem levar o cão à morte.

São diversas as plantas que podem ser seriamente tóxicas para os cães, incluindo duas muito comuns nos quintais das casas brasileiras: a Espada de São Jorge e Comigo Ninguém Pode.

O lírio libera um tipo de suco tóxico quando o talo se quebra; o jasmim também oculta um veneno para os cães e a arruda, que é conhecida por afugentar as cargas negativas do ambiente, também pode causar intoxicação no seu animal de estimação.

Fonte: Remédio-Caseiro

Gostou do conteúdo? Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Comentários no Facebook