As plantas mais comuns e tóxicas que podem levar o seu pet à morte

4

É muito comum o uso de plantas ornamentais para decoração de casas e apartamentos. O que é completamente compreensível, afinal, elas trazem vida ao ambiente junto a cores e beleza. O que muitas pessoas não sabem é que existem diversas plantas que podem fazer mal a cães e gatos, levando-os até mesmo à morte.

É bem comum que animais de estimação comam plantas ou grama e isso infelizmente pode acarretar uma série de problemas.

Quem tem animais de estimação em casa precisa ficar atento a algumas espécies de plantas que podem intoxicar. A melhor maneira de driblar esse risco é manter o jardim fora do alcance dos pets. A dica é sempre deixar água à disposição do bicho, para evitar que ele procure nos vasos.

Listamos 13 plantas ornamentais que são tóxicas aos nossos amiguinhos peludos:

1. Comigo-ninguém-pode

Toda a planta é tóxica. Produz irritação das mucosas. Sintomas da intoxicação: irritação oral, prurido severo (coceira), irritação ocular, dificuldade de deglutição e até de respiração, em casos mais graves. Pode ocorrer alteração da função renal e alterações neurológicas.

plantas 1

2. Copo-de-Leite

Toda a planta é tóxica, irritante para as mucosas. Sintomas da intoxicação: salivação, prurido (coceira) intenso na face, edema na região da face, vômitos, paralisia de língua.

plantas 2

3. Antúrio

Mais uma das queridinhas em lares brasileiros, a formosa Anthurium spp possue oxalato de cálcio (um princípio ativo que oferece riscos à saúde dos animais) em todas as suas partes. Os principais sintomas são queimação de mucosas, inchaço da boca, lábios e garganta, edema de glote, asfixia, náuseas, salivação, vômitos e diarreia.

plantas 3

4. Azaleia

Considerada um símbolo da cidade de São Paulo, a Azalea sp é encontrada facilmente nos lares como planta ornamental. Seu princípio ativo é a andromedotixina, uma substância que, quando ingerida, pode causar distúrbios digestivos durante até 6 horas após o consumo, além de provocar disfunções cardíacas.

plantas 4

5. Coroa-de-Cristo

É um arbusto espinhoso muito conhecido e encontrado em jardins e calçadas. A Euphorbia milii possui como substância tóxica o látex irritante. Substância que ao entrar em contato com o animal de estimação (através da pele ou ingestão) pode causar reações inflamatórias como inchaço, dor e vermelhidão.

plantas 5

Leia também:

Mito ou verdade. Curiosidades sobre pets

Gato persa fica IRRECONHECÍVEL após ser resgatado

Estopinha, o cãozinho estressado que faz sucesso no Facebook

6. Espirradeira

Muito utilizada como ornamento em jardins, a Nerium oleander contém substâncias tóxicas em todas as partes da planta. Esses princípios ativos podem causar vômitos, diarreia, ataxia, dispneia, paralisia, arritmias, coma e morte em humanos e animais domésticos. Os sintomas de intoxicação pela Espirradeira podem ser observados de 1 a 24 horas após a ingestão.

plantas 6
plantas

7. Espada-de-são-jorge

Essa também é uma das recordistas nos lares brasileiros. Seja pela ornamentação que oferece ou pela crença popular de que traz prosperidade. No entanto, a Sansevieria trifasciata possui substâncias altamente tóxicas. A dificuldade de movimentação e de respiração devido à irritação da mucosa e salivação intensa, são apenas alguns dos males que a planta pode causar aos animais.

plantas 7

8. Violeta

As sementes e o caule da Viola odorata são altamente tóxicos. A ingestão dessa comum planta pode causar, na ingestão de altas doses, severas gastrites, depressão circulatória e respiratória, além de vômitos e diarreia. Os princípios ativos tóxicos são violinha, acido tânico e salicílico.

plantas 0

9. Lírio e Lírio-da-paz

Também muito encontrada nas casas brasileiras, todas as partes do Lilium sp e do Spathiphyllum wallisii são tóxicas. A ingestão pode causar irritação oral e de mucosas, irritação ocular, dificuldade de engolir e até problemas respiratórios em casos mais graves. Ainda podem aparecer como sintomas da intoxicação pelo Lírio/Lírio-da-paz alterações nas funções renal e neurológica.

plantas 11plantas 10

10. Hortênsia 

Toda a planta é tóxica, causando alterações no sistema nervoso central e transporte de oxigênio. Sintomas da intoxicação: cianose (mucosas arroxeadas), convulsões, dor abdominal, flacidez muscular, letargia, vômitos e coma.

plantas 12

11. Folha-da-fortuna

Toda a planta é tóxica, principalmente suas flores. Sua toxicidade afeta o coração. Sintomas da intoxicação: vômito, diarreia, ataxia, tremores e morte súbita.

plantas 13

12. Babosa

A seiva da planta é tóxica (líquido branco) e causa irritação de mucosas e pele. Sintomas da intoxicação: bolhas na pele e mucosa oral, salivação, vômitos, diarreia, dor abdominal, pulso fraco, conjuntivite (quando em contato com os olhos).

plantas 14

Importante: Este conteúdo tem caráter meramente informativo, e em nenhuma circunstância, substitui a orientação de um veterinário. Sempre que houver qualquer sintoma atípico com seu pet, leve-o IMEDIATAMENTE ao VETERINÁRIO. Lembre-se que quanto mais cedo for diagnosticado o problema, maior a chance de salva-ló.

Gostou do nosso conteúdo? Curta o nosso Facebook, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.