| Tudo sobre Cães e Gatos

Fogos de artifícios e os cães: Como amenizar o estresse

1.35K 2
Fogos de artifícios e os cães: Como amenizar o estresse

Quem tem cães sabe que essa época do ano é super complicada em questão dos fogos de artifício. Por possuírem uma percepção auditiva aguçada, alguns barulhos são muito incômodos para esses animais. Existem algumas técnicas que amenizam esse tipo de estresse. Por exemplo, uma técnica que ficou muito conhecida na internet, uma amarração em “X” com uma faixa pode amenizar o pânico.

A técnica foi baseada no abraço, que representa conforto, carinho e segurança. Conhecido como Tellington Touch, o esquema criado pela norte-americana Linda Tellington-Jones consiste em amarrar em “x” uma faixa no peito e no dorso do animal, buscando causar uma sensação de bem-estar durante os fogos e outros barulhos estressantes.

Leia também:

Os principais cuidados com os cães e gatos no verão.

Animais com síndrome de down – Entenda como funciona!

Cães precisam de atenção para ter uma vida saudável

— Essa amarradura pressiona pontos sensoriais do cão. Ela simula um abraço, dando a condição de conforto e segurança de que ele precisa nos momentos de medo — esclarece o médico veterinário Pedro Ferraz, que trabalha com comportamento animal.

Para chegar ao objetivo previsto, é necessário usar um pouco de compressão ao realizar a amarração, provocando, deste modo, os pontos desejados. Também é interessante fazer um processo de adaptação à técnica antes do pet ser sujeitado ao estresse. O ideal é que, alguns dias antes da data em que o cão estará sujeito aos fogos, o tutor faça a amarração e deixe o cãozinho com ela por uns de 20 minutos.

— É um trabalho de comportamento. Aconselho a ir acostumando o animal aos poucos, para ele associar aquilo a algo bom, e perceber que não é uma agressão — diz a médica veterinária acupunturista Esther Halfon.

Esther aconselha que, além da amarração, seria interessante colocar tampões utilizados para natação nos ouvidos dos bichos. Assim como a faixa, eles devem ser colocados dias antes:

— Indico ir acostumando o cachorro aos poucos para que ele entenda que o tampão gera algo bom. É bom colocar a proteção, dar um petisco e tirar o acessório para que ele perceba que não é uma agressão.

Segue um vídeo explicativo sobre como colocar a faixa:

Dicas:

Não se acaricia o pet na investida de tranquilizá-lo. De acordo com o veterinário, isso prejudica a autoestima do cachorro, que precisa aprender sozinho a lidar com as fobias.

Fonte: ZH

Gostou do conteúdo? Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.

 

 

Comentários no Facebook