| Tudo sobre Cães e Gatos

Como Saber se minha Cadela esta Grávida – Dicas

2.13K 0
Como Saber se minha Cadela esta Grávida – Dicas

Nem sempre a atenção reforçada dos donos é o suficiente para impedir que um machinho acabe pegando a cadela no cio; o que gera a dúvida sobre como saber se sua cadela está grávida. A gravidez de uma cadela dura, geralmente, entre 58 e 68 dias, isso varia de acordo com o porte do animal, mas logo os sinais de gravidez começam a se aparecer de forma bastante rápida no corpo do animal, a partir do 20º ou 30º dia de gestação do animal já podemos ter certeza, sem a necessidade de exames.

No ultrassom podemos visualizar a partir do 30º dia, antes disso, não é muito indicada. Não é possível saber exatamente quantos fetos existem, apenas uma estimativa. Com cerca de 40 dias podemos notar o abdômen da cadela bem maior.

Leia também:

Gatos não mastigam a comida. Você sabia?

Cadela recebendo donos com almofada de coração virou hit na web

Animais com síndrome de down – Entenda como funciona!

Sintomas de gravidez de cachorros

Mudança nos hábitos alimentares

A grande parte das cadelas grávidas diminuem o apetite durante a gestação, principalmente no primeiro mês. Mas a cadela precisa se alimentar bem durante esta fase. Oferecer ração de boa qualidade ajuda para que a gestação ocorra da melhor maneira possível. Esse cuidado é mais necessário nas últimas 3 semanas. O que acontece com frequência é que passam a dar mais ração quando desconfiam da gravidez da cadela, resultando em acúmulo de gordura no abdômen, dando a ideia de vários filhotes no ventre, podendo nem estar grávida.

Alteração no aspecto dos mamilos da cadela

Os mamilos ficam maiores por causa do leite, mais rosadinhos, cheios e salientes do que o habitual e salientam uma membrana mais fina por toda a sua volta – mudança que também podemos notar na região do abdômen da cadela. Geralmente ocorre de 2 a 3 semanas após a concepção.

Manifestação de corrimentos vaginais

O surgimento de corrimentos vaginais é outro indício muito comum na gravidez em cadelas, e é importantíssimo levar o animal pra um veterinário nos casos em que isso acontece, pois caso não seja uma gravidez é preciso diagnosticar o motivo e evitar complicações.

Modificação no tamanho do abdômen

O aumento da barriga da cadela é um sintoma evidente de que uma fêmea pode estar prenha, embora demore cerca de 4-5 semanas, a cintura começa a ampliar e a barriga, a aumentar nitidamente.

Transições no comportamento

Indisposição e sono cada vez maior é um sintoma comum, mas cada cadela age e maneira diferente à gravidez. Algumas ficam mesmo mais fadigadas e quietas no início, mas outras não mudam nada até a sexta semana. O que pode ficar evidente é a dificuldade para caminhar por causa do tamanho do ventre.

Quando estiver quase para ganhar, ela vai procurar um cantinho, tentar juntar pedaços de pano e assim criar um ambiente seguro para acolher seus bebês. O instinto materno já vem com tudo.

Um ponto importante é saber que se o macho for maior que a fêmea, ela precisa ser acompanhada por um veterinário na hora do parto, pois os filhotes podem ser muito grandes e ela precisar de ajuda,até talvez uma cesariana.

gravidez

Gostou do conteúdo? Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Comentários no Facebook