| Tudo sobre Cães e Gatos

Como Fazer Filhote de Cachorro Parar de Morder

1.48K 3
Como Fazer Filhote de Cachorro Parar de Morder

Porque meu filhote morde tanto?

Filhotes, assim como os humanos, nascem com dentes de leite. Seus dentes começam a cair cerca de três meses para uma raça grande e seis meses para raças pequenas. A maior parte dos cães, independentemente de raça, terá os seus dentes adultos aos oito meses. Durante o pico da sua dentição, os filhotes ficam muito mordedores e querem mastigar e morder tudo. Essa fase provoca por vezes uma coceira forte na gengiva e uma grande vontade de morder. Ensinar desde cedo o cachorrinho a não morder é uma obrigação, pois, depois de crescer, a brincadeira não terá tanta graça e tudo que você vai desejar é descobrir como fazer ele parar de morder suas coisas.

Como fazer o cachorro parar de morder as coisas?

Como a maior parte das coisas em adestramento, existe uma variedade de técnicas para ensinar o cachorro a não morder. É importante que você encontre a técnica que funciona melhor para você e seu cão. Segue uma lisa de técnicas e táticas mostrando como fazer o cachorro parar de morder.

Leia também:

É legal invadir domicílio em casos de maus-tratos a animais

Sarna demodécica (Sarna Negra) | E agora o que fazer?

Animais com síndrome de down – Entenda como funciona!

parar de morder

1 – Diga um “Não” bem firme

Quando o filhote morder você, simplesmente diga “Não” e então dê ao filhote algo que possa mastigar que seja dele como um brinquedo ou osso. Elogie o filhote assim que parar de morder.

2 – Evite tirar as mãos fora

Procure não tirar as mãos quando o filhote estiver mordendo. Embora essa seja a nossa resposta natural, para o filhote, o movimento de tirar a mão rapidamente torna-se um jogo divertido de “pegar a mão”. Em vez disso, deixe a sua mão onde está e diga um firme “Não”. De novo, assim que o filhote parar, elogie e dê alguma coisa em que possa mastigar.

3 – Pare de brincar

Se você estiver brincando com o filhote quando ele começar a morder você, pare de brincar imediatamente. É importante mostrar que o comportamento não é aceitável e que a diversão não irá continuar se ele morder.

4 – Mostre que dói

Alguns cães se assustam ao ouvir o dono gritar um “Aii!”. Se isso funcionar ótimo, de novo, elogie o seu cão quando ele parar de morder.

5 – Elogie o que não envolva mordida

Sempre elogie qualquer brincadeira que não envolva mordida. O seu cão precisa entender qual é o comportamento adequado, não apenas ser corrigido pelo inadequado.

6 – Separe-se do cão

Caso você tenha perdido controle total, e o seu cão não parar de morder, você deve separar-se dele. Se você tiver uma área fora, pode levá-lo para lá ou caso contrário apenas vá para outra sala.

7 – Dê alguma outra coisa para o seu cão

Dê ao filhote alguma outra coisa para fazer que você possa elogiá-lo por isso. Por exemplo, coloque a coleira e pratique adestramento, leve-o para caminhar ou simplesmente mude a situação para tirá-lo do pensamento de morder.

8 – Aperte o focinho dele, próximo ao nariz (sem machucá-lo). A pressão leve deve ser suficiente para que ele abra a boca e solte sua mão (ou outra parte do corpo que ele estiver prendendo com os dentes).

Volte a repetir a ação sempre que ele teimar em morder. Esse treino é bastante rápido e ele compreende logo, passando a evitar repetir o ato.

É importante ter em casa uma variedade de brinquedos de mastigar para o filhote. Ossinhos de couro, palitinhos de mastigar e outros tipos de partes desidratadas de animais são excelentes para o filhote mastigar. Se você não gosta desse tipo de petisco ou o estômago do cão não pode tolerá-los, ossos sintéticos, brinquedos de corda1 também são ótimos. Você precisa encontrar algo que o seu cão realmente goste de mastigar de forma que ele realmente possa superar a fase. Assim como tudo que você dá a um filhote, você deve regularmente verificar o brinquedo e monitorar o que estão comendo para garantir sua segurança e que não estão ingerindo algo que não é feito para engolir.

Traduzido e adaptado de How to Stop Puppy Biting

Gostou do conteúdo? Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Comentários no Facebook