| Tudo sobre Cães e Gatos

Como saber se o seu cão ou gato está com febre – confira nossas dicas!

Vamos cuidar da saúde dos nossos bichinhos...
319 2
Como saber se o seu cão ou gato está com febre – confira nossas dicas!

Da mesma maneira que nós humanos, os cachorros e gatos também tem febre e ficam doentes. Isso porque eles podem sofrer com resfriados causados por mudanças bruscas na temperatura, ou ainda de outras doenças, como infecções, lesões, entre outras. Por isso é importante ficar sempre atento. Os sintomas são semelhantes aos nossos, e eles podem apresentar indisposição, fadiga, coriza, entre outros. Aqui neste artigo vamos ensinar como você deve proceder para detectar qualquer sinal de febre em cães e gatos.

Leia também:

Quem disse que são inimigos? Cães e gatos podem ser melhores amigos!

Aedes aegypti pode infectar cães e gatos com “Verme do Coração” (veja como evitar)

Sinais que seu animalzinho está com febre

Em primeiro lugar, os gatos são mais difíceis de deixarem evidências de que estão com febre do que os cachorros. Isso porque eles são mais reservados, e pode acontecer de ficarem descansando demais pelos cômodos da casa. Se você perceber alguma anormalidade no comportamento dos seus cães ou gatos, como falta de apetite, desânimo, sonolência, nariz seco, respiração ofegante e com batimentos cardíacos acelerados, pode ser que eles estejam febris, e você precisa detectar isso o quanto antes.

Como medir a sua temperatura

Tanto os cães como os gatos tem a temperatura normal em até 39,5°C, sem ser considerada febre, ao contrário dos humanos que pouco acima de 37°C já pode ser considerado febril. Então, somente o fato dele estar mais quente que você, isso não torna-se uma evidência.

A maneira correta de medir a temperatura do seu animalzinho de estimação é através do reto, e você deve colocar o termômetro de maneira levemente inclinada para o lado, de forma que encoste na parede do reto. Nos cães você pode aferir tranquilamente, mas nos gatos é um pouco mais complicado, e recomendamos que seja feito por um veterinário, pois você pode machucá-lo ao colocar de maneira errada o termômetro. Dê preferência para termômetros de plástico, pois eles são mais seguros.

Por fim, ao perceber e aferir a sua temperatura, você precisa levá-lo imediatamente a um médico veterinário, pois o seu animal pode estar com algum problema mais grave, e que você não tem como saber. É o que recomendamos de imediato, é pelo bem da sua saúde. Nunca medique você mesmo o seu animalzinho, isso pode ser prejudicial a ele, mesmo que você tente ajudá-lo. Um exemplo disso é o Paracetamol, que é altamente tóxico para os gatos.

Gostou do conteúdo?

O que acha de agora curtir a nossa fanpage e nos seguir no Instagram para receber dicas e notícias sobre cães e gatos nas suas redes sociais?

Comentários no Facebook