| Tudo sobre Cães e Gatos

Por que o seu cão treme enquanto está dormindo?

3.65K 15
Por que o seu cão treme enquanto está dormindo?

Ele está dormindo e de repente o cão treme, começa a mover os pés, mas seus olhos permanecem fechados. O que está acontecendo?

O Cão treme consideravelmente rápido, emitindo sons exagerados, latindo  ou até uivando, parece estar correndo, possivelmente perseguindo algo em seus sonhos.

Estágios de sono dos cães:

  1. NREM (non rapid eye movement / movimento não-rápido dos olhos);
  2. REM (rapid eye movement / movimento rápido dos olhos);
  3. SWS (slow wave sleep / sono de onda lenta, quando o cão apresenta uma respiração profunda).

Leia também: 

10 Coisas que qualquer proprietário de Pug entenderia

10 raças de cães mais caras do mundo, c/ preços que chegam a 2 milhões

Retratos revelam as peculiares qualidades humanas em diferentes cães

Os cães sonham no segundo estágio de sono o estágio REM, e neste movimento eles começam a exibir comportamentos físicos que tornam evidente para nós que estão sonhando. Alguns cães costumam sonhar muito mais do que outros, ou ao menos exibem menos movimentos que evidencie que estão sonhando. Em geral, os cães sonham diariamente a fim de memorizar as experiências e fixar o aprendizado.

cão treme

Por que o seu cão treme enquanto está dormindo

Da mesma forma que acontece com as pessoas. A estrutura no cérebro dos cachorros permite que eles experimentem estágios diferentes de sono enquanto dormem. Um dos estágios do sono é o REM, como já vimos anteriormente, e é neste estágio do sono que os sonhos acontecem. É fácil concluir que assim como acontece com os ratos e com as pessoas, os sonhos dos cachorros costumam estar associados a experiências vivenciadas ao longo de seu dia.

Mas, por que os cachorros sonham? Todos os animais que possuem habilidade de compreender ideias complexas, que se adaptam ao ambiente, que aprendem através de experiências, que são capazes de raciocinar e que superam obstáculos através de pensamentos; possuem uma estrutura cerebral semelhante e estes animais sonham de forma sequencial a fim de processar as informações obtidas em seu dia a dia e assimilar as suas lembranças, a fim de memorizar o aprendizado.

Alguns cachorros podem até mesmo rosnar ou brigar com algum ser imaginário criado pelo seu sonho, dando a impressão de que estão sonhando com alguma situação ou alguém.

treme

Pode ser também que o seu cachorro esteja tendo um pesadelo. Neste caso provavelmente ele irá se beneficiar se você acordá-lo. Mas tome cuidado ao acorda-ló:

  • Evite tocá-lo para que ele não se assuste ainda mais;
  • chame o cachorro com um tom suave pelo nome;
  • mantenha distância, não faça carinho, assim como acontece com as pessoas a realidade durante os primeiros segundos após o despertar pode ficar um pouco distorcida e o cachorro confundir o sonho com a realidade.
  • se o cachorro apresentar um comportamento agressivo repreenda-o com um bronca, ele irá perceber que estava sonhando e provavelmente voltará a dormir.

É possível fazer com que nossos animais tenham sonhos melhores?

Sim, e o mesmo vale para os seres humanos. A melhor maneira de fazer com que sonhos felizes aconteçam é ter experiências felizes, além de uma experiência de sono em um local seguro e confortável.

Como saber se é uma convulsão?

Saiba a diferença entre as contrações benignas durante os sonhos e uma convulsão. Durante o sono, seu cão pode fazer um movimento espasmódico ou dois, mas ele voltará para um sono tranquilo. Se chamar o nome dele, ele acordará. Durante uma convulsão, o corpo do seu cão fica rígido, treme fortemente e pode endurecer. Ele pode perder a consciência e ofegar excessivamente. Ele não responderá quando seu nome for chamado.

Gostou do nosso conteúdo? Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Comentários no Facebook