Que baixas temperaturas podem trazer complicações respiratórias nas pessoas nós sabemos, mas e no seu pet, você sabia também? O seu animalzinho também pode receber a vacina da gripe. Sintomas como tosse, espirros, dificuldade para respirar e secreção nasal ou ocular são sintomas que devemos ficar atentos nessa época do ano.
As baixas temperaturas do inverno sujeitam os cães a doenças como cinomose, um vírus que ganha intensidade nessa época e pode levar o animal a óbito, pois ataca o sistema respiratório, digestivo e nervoso e a traqueobronquite, popularmente conhecida como tosse canina. A enfermidade acomete desde filhotes até cães idosos.
Leia também:
Glândulas anais ou (adanais): saiba prevenir e tratar problemas
Já os gatos são mais sensíveis a doenças respiratórias, como rinotraqueíte e calicivirose. Estes vírus, quando em contato com os bichanos provocam tosse, secreção nasal e sinusite, com risco de causar pneumonia. Além disso, podem provocar conjuntivite.
Também conhecida como Tosse dos Canis, e tecnicamente como Traqueobronquite Infecciosa Canina, a gripe que acomete os cães pode ocorrer em todas as estações do ano e seu contágio é rápido. O vírus H3N8 é perigoso e pode causar desde uma simples tosse à um sangramento nos pulmões ou pneumonia. Por isso, a prevenção é importante para garantir a saúde do seu melhor amigo.
Uma dica é aplicar além das vacinas obrigatórias, como tríplice felina e a polivalente (nos cães), a vacina da gripe, principalmente nos animais que tem contato com lugares públicos ou outros animais.
Há uma vacina específica disponível, que infelizmente não irá tratar a doença e nem evitá-la totalmente, mas pode diminuir drasticamente a gravidade da mesma caso o cão seja infectado. A vacina também ajuda a diminuir o quanto de vírus é espalhado no ambiente, já que os vacinados são menos propensos a transmitir o vírus.
Gostou do conteúdo? Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.