Vacina contra raiva: O ideal é prevenir

0

A melhor proteção contra a raiva, é ter nossos bichinhos com as vacinas em dia. Somente dessa forma, nossos cães e gatos estarão imunizados. O desenvolvimento da raiva em um animal que está vacinado é extraordinariamente raro. Quase nunca acontece. Mas precisamos ser cautelosos e dar a vacina de reforço para estimular o sistema imunológico.

Há mais de 30 anos não são relatados casos de raiva humana, e é através da vacinação nos animais que garantimos a saúde deles e a nossa.

Leia também:

Vacinas para cães e gatos: Fica ligado!

Cuide de seu pet – Aedes aegypti também causa doenças nos animais

Animais com síndrome de down – Entenda como funciona!

Calendários de vacinação

Vacinação nos cães pode ser iniciada não mais cedo do que três meses de idade. Nos gatos pode ser dada mais cedo, dois meses de idade. Independentemente da idade do animal, a vacinação inicial, uma vacinação de reforço deverá ser administrada um ano mais tarde. Todos os cães e gatos devem ser vacinados e revacinados contra a raiva de acordo com as instruções do rótulo do produto.

Aprenda a reconhecer as reações adversas da vacina

Reações de curto prazo incluem vômitos, inchaço facial, febre, letargia, choque circulatório, perda de consciência e até mesmo a morte. (Se o seu animal de estimação parece angustiado, contate o seu veterinário imediatamente.) Reações que ocorrem dias ou meses após a vacinação pode ser difícil de reconhecer. Eles incluem:

  • Fibrocarcinomas (cancro) no local da injeção
  • Convulsões e epilepsia;
  • Doença autoimune;
  • Problemas digestivos crônicos;
  • Alergias;
  • Doenças de pele;
  • Fraqueza muscular ou atrofia;
  • Comer materiais inadequados, incluindo fezes;
  • Mudanças de comportamento (agressividade, ansiedade de separação, comportamentos compulsivos).

Uma dica importante é que devem ser vacinados apenas os animais saudáveis, primeiro trate a saúde do seu animalzinho depois o vacine contra a raiva.

Valores

O preço das doses variam conforme a origem da fabricação. As nacionais custam em média R$ 8,00 e as importadas R$ 30,00. Segundo especialistas, as importadas tem mais credibilidade.

Gostou do conteúdo? Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Comentários no Facebook