A raiva é grave e muitas vezes fatal, um vírus que afeta especificamente a matéria cinzenta do cérebro e do sistema nervoso central do cão. A principal maneira de transmissão do vírus da raiva é através da mordida de um portador de doença: raposas, guaxinins, gambás e morcegos. Uma vez que o vírus entra no corpo do cão, se replica nas células dos músculos e depois se espalha para as mais próximas fibras nervosas, incluindo todos os periféricos, sensoriais e motores, viajando a partir daí para o sistema nervoso por meio de fluido dentro dos nervos. O vírus pode levar até um mês para desenvolver, mas uma vez que os sintomas aparecem, o vírus progride rapidamente.
Na fase dos sintomas iniciais de infecção por raiva, o cão vai mostrar apenas sinais leves de anomalias do sistema nervoso central. Esta fase dura de um a três dias. A maioria dos cães vão então avançar para a fase furiosa, o estágio paralítico, ou uma combinação dos dois, enquanto que outras sucumbem à infecção sem apresentar quaisquer sintomas principais.
Leia também:
Animais com síndrome de down – Entenda como funciona!
Se não for tratado logo após os sintomas começarem, o prognóstico é pobre. Portanto, se você tiver alguma razão para suspeitar que o animal tenha entrado em contato com um animal raivoso (mesmo se seu animal de estimação tem sido vacinado contra o vírus), você deve levar o seu cão a um veterinário para cuidados preventivos imediatamente.
Esta infecção inflamatória também tem características zoonóticos e pode, portanto, ser transmitida aos seres humanos.
A seguir estão alguns dos sintomas da raiva para assistir em seu cão:
- Febre
- Convulsões
- Paralisia
- Hidrofobia
- Incapacidade de engolir
- Mudança no tom do pelo
- Falta de coordenação muscular
- Timidez incomum ou agressão
- Excitabilidade excessiva
- Mudanças de atitude e comportamento
- Paralisia na mandíbula e laringe
- Salivação excessiva (hipersalivação), ou saliva espumosa.
Diagnóstico de raiva em cães
Se você suspeitar que seu cão está com raiva, chame seu veterinário imediatamente. Se o seu animal está se comportando violentamente, ou está tentando ataque, e você sente que você está em risco de ser mordido ou arranhado, você deve entrar em contato com o controle de animais para pegar o seu cão para você.
Seu veterinário irá manter o seu cão em quarentena em uma jaula trancada por 10 dias. Este é o único método aceitável para confirmar suspeita de infecção da raiva.
A raiva pode ser confundida com outras condições que causam o comportamento agressivo, então uma análise de sangue de laboratório deve ser realizada para confirmar a presença do vírus.
Gostou do conteúdo? Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.