Cuidado: seu cão agora pode começar a sofrer bullying. Ele está a um passo de ser chamado de nerd ou quatro olhos. Tudo por causa do uso do óculos. Problemas à vista…
Você sabia que assim como os humanos, os cães também podem ter problemas de visão como glaucoma, ceratoconjuntivite seca (olho seco), úlceras de córnea, miopia e catarata? Pois sabia que estes são problemas comuns que costumam aparecer mais na velhice do cão. E como eles não sabem falar, precisamos prestar muita atenção, por exemplo, se o cão esbarra demais nas coisas.
Leia também:
Conheça algumas das raças de cães mais apegadas ao dono
Vacina da gripe também nos pets
Animais com síndrome de down – Entenda como funciona!
Alguns cães já nascem míopes e não enxergam bem de longe. A catarata pode aparecer antes dos dois anos ou na velhice. A principal característica é que o olho do bichinho fica azulado, esse é o indício mais comum para identificar a doença.
O glaucoma acarreta muito sofrimento e incômodo, e isso pode ser percebido pela conduta do cão de coçar os olhos com as patas. Não medicado, o cão pode ficar tímido, apático, ou até mesmo agressivo. A área branca dos olhos pode apresentar vermelhidão.
O olho seco é um ressecamento da córnea, formado por uma redução das lágrimas. No início, o pode parecer uma conjuntivite, com olhos vermelhos, comichão, e secreção ocular. Pode chegar a vir a ter úlceras de córnea, que igualmente são doloridas.
Empresas começaram a fabricar óculos protetores para cachorros, ajudando cães que tem problemas para enxergar. As lentes corretivas entram aqui assumindo seu papel de tornar seus cães intelectuais e melhor observadores. Se descobrir que o seu cão tem qualquer destes sintomas, leve ao veterinário para analisar. Além de enxergar melhor vão ficar ainda mais charmosos.
Cuide bem do seu cãozinho 😉
Gostou do conteúdo? Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.