| Tudo sobre Cães e Gatos

Saiba porque os cães inclinam a cabeça – Será um truque de fofura?

7.88K 2
Saiba porque os cães inclinam a cabeça – Será um truque de fofura?

Donos de cachorros com certeza já perceberam que em certos momentos os animais inclinam a cabeça para o lado. Mas por que eles fazem isso? Será que estão tentando serem fofos para amolecer o seu coração? Selecionamos alguns motivos que estudiosos afirmam ser razão desse acontecimento.

Segundo uma pesquisa coordenada pela revista Mental Floss, os cães inclinam a cabeça porque querem mostrar empatia. O gesto é semelhante quando uma pessoa está contando uma história triste para outro e o ouvinte balança a cabeça como se dissesse: “sim, estou ouvindo e me importo com sua história”.

inclinam cabeça

Leia também:

Cães precisam usar roupas: sim ou não? 

Animais com síndrome de down – Entenda como funciona!

É normal o cão comer fezes?

Cães de abrigo viram companhia na caça por Pokémons

inclinam

Cães não são capazes de entender exatamente o que está errado, mas conseguem ‘captar’ a infelicidade de seus donos. O estudo diz que cachorros que fazem frequentemente esse tipo de gesto são ‘especialmente empatéticos’.

Uma segunda razão proposta pela Mental Floss é de que inclinam a cabeça para melhora a audição. A audição dos cães é ótima, mas às vezes eles são incapazes de determinar a origem do som. Especialistas acreditam que inclinar a cabeça ‘ajusta’ seus ouvidos.

Já de acordo com uma pesquisa publicada no site Psychology Today, o focinho do cachorro faz com que ele não consiga ver a parte inferior do rosto humano. Assim, para facilitar a visualização das características faciais de seu dono, ele inclina a cabeça.

Tanto os olhos, quanto a boca, são componentes importantes para formar as expressões faciais do ser humano. Como os cachorros possuem uma inteligência emocional elevada, eles conseguem “ler” o rosto para obter informações sobre o estado emocional de qualquer pessoa. No entanto, é preciso ver as feições para fazer essa decodificação. E isso pode ser um problema para os cães.

Para entender como funciona o mecanismo, basta você colocar seu punho na frente de seu nariz. Desse modo, você tem a noção de como é ter um focinho atrapalhando a sua visão. Foi a partir dessa diferença estatística que Coren concluiu que o cachorro inclina a cabeça devido ao impacto do tamanho do focinho na visão do animal.

Porém, os cães com focinhos achatados também fazem isso, como os pugs, claro que menos do que cães de outras raças. Coren acredita que além de sua explicação, também façam charme para conquistar seus donos.

Veja o vídeo desse filhotinho da raça Malamute do Alasca, o Teikota é muito fofo. Ele inclina a cabeça incontáveis vezes, sem parar. Não poderia ser mais fofo:

Gostou do conteúdo? Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Fonte: Redetv

Comentários no Facebook