| Tudo sobre Cães e Gatos

Porque os gatos ronronam?

1.57K 1
Porque os gatos ronronam?

O ronronar é, nos gatos, o som mais reconhecido após o miado e é uma das características mais especiais de nossos pequenos companheiros.

Os gatinhos são capazes de ronronar a partir dos 2 dias de idade antes de sequer abrir os olhos, e, inicialmente, é um modo de comunicação entre mãe e filhotes.

Leia também:

O nanismo acontece também em animais – Porque isso ocorre

Animais com síndrome de down – Entenda como funciona!

Curiosidades que você não sabia sobre gatos

Os gatos adultos ronronam quando estão felizes ou quando eles se alegram de ver os seus “amigos” humanos, mas também podem ronronar em outras situações, como quando estão com fome, como uma maneira de atrair a atenção.

Eles também usam o ronronar quando estão doentes ou estão em apuros. Este tipo de ronrono de angústia, é observado quando o gato é submetido a uma situação estressante. O ronrom dos gatos é fácil de encontrar na sala de espera da clínica veterinária como uma forma de se auto – acalmar.

Percebemos então agora que o ronronar não é apenas um som de satisfação. Os gatos ronronam quando estão feridos ou doentes, para dar à luz, quando assustados e até mesmo no momento da morte.

Quando os gatos ronronam?

Os gatinhos com poucos dias de vida, mesmo surdos, cegos e de limitada capacidade olfativa, são capazes de serem guiados para a mãe pelas vibrações do ronronar da mãe.

Este comportamento é útil para acalmar o filhote e criar um “ambiente familiar” , uma ligação entre a gata e os gatinhos, especialmente importante durante esta fase de desenvolvimento das crianças.

Em gatos adultos, o ronronar também é usado como um método de conciliação para evitar confrontos. Nestes casos, este tipo especial de som, diminui a possibilidade de que uma luta seja desenvolvida, acalmando o ambiente.

Gatos ronronam em quase qualquer situação, inclusive durante o período anterior à morte, possivelmente associada a um estado semelhante de euforia que aparece em seres humanos com doenças terminais.

Alguns pesquisadores atribuem o ronronar a qualquer sentimento profundo, seja alegria, tristeza, medo, etc. Há mesmo estudos que postulam que o ronronar poderia ter um efeito curativo.

Como ronronar ocorre

Não são muitas as teorias científicas que tentam explicar esse mecanismo do gato, esse fenômeno ainda é um mistério. Ninguém sabe exatamente como os gatos ronronam, porque eles fazem o mesmo, enquanto inalar ou exalar e são capazes de emitir esse som por longos períodos de tempo. A explicação mais comum é que este som se origina da laringe.

Independentemente do mecanismo específico, verificou-se que a frequência cardíaca e respiratória aumentam quando o gato começa a ronronar e assim permanece durante todo o tempo em que ronrona.

Em alguns casos, foi comprovado que o ronrom do gato, relaxa uma pessoa, ao mesmo tempo que reduz a pressão arterial. Saiba que o seu amigo de quatro patas pode ajudar gerando vibrações, provocadas pelo ronronar, que podem reduzir vários sintomas. Se o seu gato está ronronando perto de você, aprecie esse momento especial.

Conheça o gato com o ronronar mais alto do mundo:

Fonte: Perrygatos

Gostou do conteúdo? Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Comentários no Facebook