| Tudo sobre Cães e Gatos

Gato Sagrado da Birmania – Raças de Gatos

2.61K 3
Gato Sagrado da Birmania – Raças de Gatos

Uma família de muito encanto, elegância e algo a mais. Há indícios de que o Sagrado da Birmânia é descendente dos felinos que eram reverenciados como deuses nos santuários budistas da Birmânia, na Ásia, no século XV. Tornou-se bastante popular no mundo. Hoje, está entre as 10 que mais registram nascimentos nas principais entidades do exterior.

Segundo a lenda, existia num templo um gato branco, de pelo comprido, que era o fiel companheiro de um sacerdote. Quando este morreu, assassinado por invasores, o gato pulou para cima do corpo de seu dono e aí ficou, para evitar que alguém se aproximasse. Nesse momento, sua pelagem foi ficando cor de creme. Os olhos dourados tornaram-se azuis e as patas, nariz, orelhas e cauda, azuis – cinzentos. Apenas os quatro pés, que estavam em contato com o corpo do defunto, permaneceram brancos. Depois disso, todos os outros gatos criados nos templos ficaram iguais a ele.

sagrado

Leia também:

Raças de gatos – Sphynx

Raças de gatos – Gato Exótico

Raça de gatos – Gato Abissínio

Tal como os siameses, o sagrado da birmania da nasce branco, e em algumas semanas conseguimos ver a cor do gato. De uma pelagem macia e semilonga, fofo e peludo. Maxilar forte, queixo bem desenvolvido. Com uma cabeça grande e redonda e grandes olhos redondos e de coloração azulada. O nariz é comprido e pode exibir pigmentação rosada.

Possui um detalhe nas patas, por isso muitos o chamam de “o gato de luvas”. Ele faz parte do grupo de gatos que ostenta marcação branca nos pés. O corpo é bege bem claro, contrastando com a face, orelhas, pernas, cauda e genitais que são mais escuras.

É surpreendentemente perspicaz e costuma pedir atenção, mordiscando o pé do dono. Normalmente, é um gato equilibrado, tranquilo e que socializa naturalmente com o ser humano e outros pets – principalmente os machos, que costumam ser profundamente mansos e amorosos e não gostam muito da solidão.

Gostou do conteúdo? Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Comentários no Facebook