| Tudo sobre Cães e Gatos

Gato Exótico – Raças de Gatos

3.6K 2
Gato Exótico – Raças de Gatos

Apesar do nome, o exótico não é um gato exatamente fora do comum. Essa raça vem ganhando em popularidade porque ele reúne o doce olhar e a característica face do persa com uma pelagem curta e densa, que não exige tanta manutenção.

Resumindo: é um persa de pelo curto: ideal para quem se encanta com o gato persa mas não quer ter muito trabalho para cuidar dos pelos. De porte médio a grande. Com olhos redondos, grandes e bem separados. Bochechas e focinho arredondados e curtos.

Leia também:

Porque os gatos fazem tanto barulho no momento em que cruzam?

Mulher morre ao entrar em contato com vírus raro transmitido pelo gato

Raça de gatos – Gato Abissínio

Animais com síndrome de down – Entenda como funciona!

exotico

Em relação ao comportamento da raça, são animais tranquilos no entanto mais ativos que o persa. Semelham-se ao comportamento independente dos persas que não é muito chegado a colo. Também não são amigáveis a pessoas estranhas e não é um gato ideal para crianças. Em termos médicos também estão pré dispostos a doença renal policística e cardiomiopatia dilatada que deve ser identificada antes da aquisição.

De personalidade calma e afetuosa. Se dá muito bem com outros animais, pois é muito paciente e não mostra traços agressivos. Raramente miam, são brincalhões e adoram um colo. É uma das raças que mais se adapta ao ambiente. Mesmo depois de adulto, o gato exótico vai seguir divertido e cheio de vida.

Possui uma tendência para ganhar peso, por isso seu dono deve ficar bastante atento a sua alimentação.

Origem:

Em meados de 1960, alguns criadores de gatos da raça American Shorthair se uniram no intuito de introduzirem o Persa nos cruzamentos com seus felinos, a fim de obterem uma nova raça de pelagem mais rente e silhueta definida. Após os experimentos, a espécie obtida em muito se assemelhava com um gato Persa, somente se diferenciando por sua pelagem curta. Esta foi nomeada mais tarde como Exotic Shorthair, ou Exótico, sendo muito difundida nos Estados Unidos e por toda a Europa. A raça foi reconhecida oficialmente em 1966, pela CFA.

Fonte: Canilgatil

Gostou do conteúdo? Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Comentários no Facebook