| Tudo sobre Cães e Gatos

Saiba quais são as raças brasileiras mais famosas de cachorros

443 0
Saiba quais são as raças brasileiras mais famosas de cachorros

Aqui no Brasil temos uma infinidade de estereótipos como o futebol, o carnaval, a caipirinha… E as raças brasileiras de cães? Embora tenhamos uma infinidade de raças aqui no Brasil, apenas três delas são reconhecidas como genuinamente brasileiras. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.

Leia também:

Como os cachorros enxergam os seus donos, as cores e o mundo

Filhotes de Cachorros: dicas para papais e mamães de primeira viagem

Conheça as raças brasileiras mais famosas de cachorros

Fila Brasileiro

Uma das mais conhecidas por aqui é a dos Filas Brasileiros, que são bastante utilizados como cães de guarda. A raça foi originada na época da colonização brasileira, oportunidade em que os europeus trouxeram os seus cães e misturaram várias raças como Mastiff inglês, Bulldog e Blood hounds originando o fila brasileiro. Foi a primeira raça reconhecida como brasileira pela FCI (Federação Cinelógica Internacional), em 1940.

Outras raças

Temos raças como Bull-mastiff brasileiro, Bullbras, Hound do brasil, Ovelheiro gaúcho, Dogue brasileiro, Pastor mantiqueira, Rastreador brasileiro, o Terrier brasileiro que também é conhecido como Fox paulistinha, Veadeiro catarinense, Nacional, Pampeano e Paulista. Embora tenhamos tantas raças conhecidas na sociedade brasileira, somente três delas são intituladas raças brasileiras e reconhecidas internacionalmente. São elas: Fila brasileiro, Terrier brasileiro e o Rastreador brasileiro.

Rastreador brasileiro

Reconhecido internacionalmente pela FCI, em 1967, o Rastreador brasileiro foi a segunda raça aqui em terras tupiniquins. No entanto, menos de dez anos depois, a raça foi declarada extinta e o reconhecimento consequentemente foi revogado. Aranha Filho, que era um criador da raça, havia doado alguns filhotes da raça antes de uma epidemia colocá-la em extinção. No momento, ainda existem alguns Rastreadores brasileiros espalhados pelo Brasil.

Terrier brasileiro

Já o terrier brasileiro, apelidado como Fox paulistinha, por existir em grande número em São Paulo, é oriundo da mistura de raças como Jack russel terrier, Fox terrier e Parson russel terrier. A raça existe há muito tempo aqui, mas só foi reconhecido com uma das raças brasileiras em 1996.

Exigências da FCI

A Federação Cinelógica Internacional tem algumas exigências sobre a raça antes de reconhecê-la oficialmente. Alguns detalhes como controle ou ausência de problemas genéticos, bem como a quantidade mínima de exemplares homogêneos sem parentesco próximo, são muito importantes.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2013) do IBGE, os brasileiros tem 52 milhões de cães e 22 milhões de gatos, e o amor dos brasileiros pelos pets só aumenta a cada ano. Além das raças brasileiras descritas neste artigo, não podemos esquecer dos cães SRD ou vira-latas que é uma das opções preferidas por aqui.

E então, o que achou do post? Deixe seu comentário logo abaixo! Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Comentários no Facebook