| Tudo sobre Cães e Gatos

Por que Gato tem medo de pepino? Essa brincadeira é saudável?

2.6K 3
Por que Gato tem medo de pepino? Essa brincadeira é saudável?

Vários vídeos que circulam na internet, e que muitas vezes achamos engraçados. Nestes vídeos, gatos são assustados ao se depararem com o legume atrás deles. O pepino, colocado ali sorrateiramente, faz com que o gato de um grande salto para o lado. Mas você já parou pra pensar porque Gato tem medo de pepino?

Se você tem curiosidade sobre isso, continue lendo para saber a resposta. Além de entender o motivo do susto, você vai saber se essa brincadeira é saudável ou não para seu gatinho.

Primeiramente, é preciso saber que o gato não tem medo do pepino em sim, e sim de um objeto longo e verde, proporcionalmente grande para eles. E eles dão um salto após se assustarem porque o objeto é colocado atrás deles sem eles perceberem.

Leia também

Ao contrário da crença popular, esses gatos adoram a água

12 fatos curiosos que a ciência descobriu sobre gatos e que você provavelmente não sabia

Seu gato arranha móveis? Dicas infalíveis para resolver esse problema

Na verdade, pode ser que o gato imagine que o pepino seja uma cobra, ou algum animal perigoso para ele, por isso dá um salto rapidamente, fugindo desta “ameaça”.

Porque Gato tem medo de pepino?

Porque Gato tem medo de pepino?

Os gatos foram domesticados há bem menos tempo do que os cachorros. Os caninos sofrem o processo de domesticação há cerca de 500 mil anos, mas o primeiro gato domesticado ocorreu por volta de apenas 3500 anos. Ou seja, é uma domesticação muito mais recente.

Devido ao pouco tempo de domesticação, os felinos ainda mantém muito do seu ancestral selvagem, o Felis silvestris. Se para você 3500 anos pode ser muito tempo, na história da evolução de uma espécie, isso não é nada. O próprio DNA de um gato selvagem ainda é muito parecido com um gato doméstico.

Por isso, nossos gatinhos domésticos ainda tem muitas características dos seus ancestrais. A mais notável entre elas é o instinto da caça. Não adianta você fazer uma cama fofinha ou dar a melhor ração para seu gato. Mesmo assim, ele ainda vai precisar caçar.

Mas basta passar com um pedaço de corda por ele, ou qualquer outro brinquedo que pareça um inseto se movendo, para que ele possa se saciar brincando. Ofereça um brinquedo e observe o “ataque” começar.

Brincar de dar susto com pepino faz mal ao gato?

Se você ama seu gatinho, recomendamos não brincar de dar susto com pepino, afinal, é um susto, como qualquer tipo de susto, que acelera o coração e a respiração.

Um susto no pobre animalzinho desnecessário, só para divertir os humanos, não é legal. Além de causar estresse ao gato, isso pode acabar em acidente, como um ferimento no gato ou um item de sua casa quebrado.

Para a saúde mental do seu animal, recomendamos poupá-lo de sustos desnecessários. Em vez disso, porque não brinca com seu animal, estimulando seus sentidos de forma saudável e sem sustos?

Brique com eles com cordas, bolinhas, ratinhos de mentira e o que mais sua criatividade permitir. Mas não deixe de ficar de olho para que não aconteça nenhum acidente nessa “caçada”.

Se você está sem criatividade, veja nosso post com 6 dicas de como fazer brinquedos para o seu gato sem gastar muito.

Então, agora que você já sabe porque Gato tem medo de pepino, que tal curtir nossa fanpage e nos seguir no Instagram para receber dicas e notícias nas redes sociais?

Comentários no Facebook