| Tudo sobre Cães e Gatos

Por que os Cães Uivam? – Entenda os motivos

4.7K 0
Por que os Cães Uivam? – Entenda os motivos

O que é Uivo de Cachorro?

Uivo é um som manifestado pelos cães que é claramente distinto do latir e rosnar. Os cães uivam por diversas razões. Normalmente não quer dizer sofrimento, porém várias vezes ajudam a diminuir o tédio da solidão, expressando assim sua frustração de estar sozinho. O uivo tem tons e proporções variadas, mudando conforme o que eles estão tentando expressar.

Não é sinal de mau presságio, segundo conhecimentos populares já afirmaram, mas sim uma conduta deixada pelos ancestrais selvagens, os lobos. Em um local com muitos cachorros, o uivo pode ajudar a informar outros cães que não se encontram nas proximidades a respeito de algum intruso. O uivo é um tipo de comunicação entre os cães quando não há contato visual entre eles.

Leia também:

Conheça Nigel, o pug que é mais feliz quando ele consegue acompanhar o dono

O que Fazer para o Cachorro Parar de Latir

Como Fazer Filhote de Cachorro Parar de Morder

Porque os cães uivam?

Como dissemos, alguns cães têm tendência para uivar quando estão desacompanhados no decorrer de muito tempo. Assim, eles uivam na expectativa de chamar os seus donos. Ao ouvirem outros cachorros nas proximidades uivando, são incitados a uivar também. O uivo pode ser também um modo de mostrar euforia, como por exemplo, os cães que uivam quando escutam música. Algumas raças são mais voltadas ao uivo, como o husky siberiano, samoieda e malamute do alaska.

Todo cão necessita da dedicação de seus donos, independente se é filhote ou adulto. Uma boa indicação para endireitar essa reação em situações como esta, faça o seguinte teste, deixe que seu cão participe mais da família. Faça passeios com ele, desfrute de sua companhia sempre que puder e busque presenteá-lo com algum brinquedo ou deixe algumas roupas com seu cheiro nas ocasiões em que ele tem de permanecer só ou afastado de você. Uma outra opção que auxilia muito nesses acontecimentos é o adestramento de obediência. O adestramento certo, sempre por meio de técnicas não-violentas, na base de recompensa e de reforço positivo, são muito significativos para que o cãozinho sinta-se útil. Não esqueça que o exercício físico deve ser frequente na vida seu cão.

Dicas para o que fazer quando o cachorro uiva:

Afinal, por dor ou solidão, ou pela emoção, o lance é que o uivo persistente do cão, assim como seu latido, pode afetar seu relacionamento com os vizinhos. É preciso encontrar a razão de tal atitude do cão, para que ele não sofra com a fúria daqueles que não dormem devido a barulheira que ele faz.

1) Para tentar fazer parar ou pelo menos, minimizar os episódios de uivos é realizar a castração, pois é considerado é um meio eficaz para reduzir o exagero de latidos e uivos.

2) Mais uma orientação é arranjar um amiguinho para o cão. Cachorros que ganham um companheiro, ainda que de diferente espécie, como um gatinho, podem enfrentar a solidão com mais facilidade. Se você não pode adotar outro animalzinho, cogite comprar um bichinho de pelúcia para ele, opte por algum que lembre um animalzinho de verdade. Interagindo com o brinquedo ele pode deixar de lado a solidão.

3) Caminhadas constantes com seu cãozinho contribuem na redução do stress, que pode ser uma das causas da verbalização demasiada.

4) Em locais que tem muitos cães uivando nas redondezas, seu cão pode querer arremedá-los. Em acontecimentos como estes, considere distanciá-lo da agitação. Se for impossível, proponha algo para entretê-lo, invente uma atividade, ofereça brinquedos e acessórios inteligentes que o divirtam enquanto persistir a desordem lá fora.

Fonte: Adestramento de Cães

Gostou do conteúdo? Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Comentários no Facebook