| Tudo sobre Cães e Gatos

Por que os gatos afiam as unhas dianteiras?

2.31K 2
Por que os gatos afiam as unhas dianteiras?

As unhas são uma parte muito importante para os gatos. Embora você não perceba, todas as atividades que o seu gato faz todos os dias, de uma forma ou de outra, as usa, desde uma estica após uma sesta até para marcar seu território contra outros gatos.

Os gatos precisam as afiar, é uma necessidade inerente a todos os
felinos. O gato arranha uma superfície porque lhe dá oportunidade de eliminar as unhas velhas, renovando as garras.

Leia também:

Savannah – Raça de Gatos

Animais com síndrome de down – Entenda como funciona!

Entenda porque muitos gatos não gostam de água

gatinho amarelo

Sabia que o gato arranha móveis para impregnar seu cheirinho imperceptível aos nossos narizes? Pois é. Os felinos possuem glândulas odoríficas na parte inferior das patas. Quanto mais o gato usa essa superfície, mais é atraído a ela, pois possui o seu cheiro.

Por isso é muito importante para eles as ter sempre prontas e para isso eles precisam afiar várias vezes ao dia, especialmente as patas dianteiras, uma vez que estas requerem maior atenção. É complicado cortar as unhas do seu gato, se não tiver prática nisso. Logo atrás encontram-se nervos e vasos sanguíneos que podem ser machucados.

Por que os gatos afiam as unhas dianteiras e não as traseiras?

Se você analisar, verá que o seu gato normalmente afia apenas com as patas dianteiras, e não com as traseiras. Isto porque as unhas de suas patas traseiras crescem a um ritmo muito mais lento e são mais duras, e são muito mais utilizadas para reduzir a velocidade. As unhas das patas da frente tem algumas outras funções, então não se preocupe se você precisa cortar as unhas da frente mais frequentemente, é algo completamente normal.

Gostou do conteúdo? Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Comentários no Facebook