| Tudo sobre Cães e Gatos

Pet Terapia

1.01K 3
Pet Terapia

Você sabia que existem cães terapeutas? Pois fique sabendo que essa atividade tem crescido e ficado cada vez mais conhecida. Esse tipo de tratamento chamado de pet terapia é também conhecido como Terapia Assistida por Animais (TAA), no qual participam cães, gatos, coelhos e tartarugas, dentre inúmeras outras espécies. Os bichinhos são treinados e recebem cuidados regulares de higiene, nutrição e saúde.

Na cidade de Pelotas RS, mais precisamente na Universidade Federal de Pelotas, há um projeto de extensão, ensino e pesquisa da Faculdade de Veterinária e desde 2006 realiza Atividade/Educação/Terapia Assistida por Animais juntamente com profissionais das áreas da saúde e educação, através de atendimentos periódicos a diversas instituições da cidade.

Leia também:

Carinho que vem dos cães – Terapia Hospitalar

Roupa para cães abandonados – Uma lição de amor

Animais com síndrome de down – Entenda como funciona!

São realizadas visitas semanais a diversas instituições da cidade, com o apoio e interação de psicólogos, pedagogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas que auxiliam no desenvolvimento das atividades que visam estimular a superação de limitações motoras, linguísticas e afetivas dos pacientes. Os animais são muito utilizados também no processo de integração de pessoas.

pet terapia

Sabemos que são diversos os benefícios trazidos pela Pet Terapia, nas crianças socializa e amadurece estimulando a capacidade de assumir responsabilidades e a convivência em grupo. Nas demais situações proporciona momentos alegres e descontraídos que melhoram a qualidade de vida. Até mesmo em casos de fobia os cães ajudam.

A Pet Terapia é a prova de que os cães podem auxiliar no tratamento de doenças psicológicas e físicas. Emoção, sorrisos, cumplicidade fazem parte da rotina de atendimentos dos cães-terapeutas.

É de Pelotas e quer mais informações sobre como funciona? Acesse a página deles no facebook.

Gostou do conteúdo? Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Comentários no Facebook