| Tudo sobre Cães e Gatos

Persa Chinchilla – Raças de Gatos

3.2K 2
Persa Chinchilla – Raças de Gatos

O persa chinchilla é uma espécie de gato persa com pelo longo branco ou creme. Alguns possuem as extremidades dos pelos pretas nas pernas, rabo, rosto e corpo, dando ao gato uma aparência prata ou dourada. Do mesmo modo que outros tipos de gato persa, os gatos persa chinchilla necessitam de cuidados para manter o pelo com uma boa aparência.

Escovação

Leia também:

Dona fica grávida e reação de gata é incrível… Veja.

Cães e gatos ajudam na recuperação de presidiários

Somos todos Vira-latas – Conheça a campanha

Os gatos persa chinchilla devem ter 15 minutos de escovação diária para impedir nós. Dê início a escovação com um pente com dentes de ferro para encontrar os nós no pelo. Passe o pente no abdome, embaixo dos braços e do rabo. Agarre na base dos nós e logo desembarace para desatá-los. Os nós mais trabalhosos precisam ser cortados com um cortador elétrico. Finalize com uma escova para suavizar o pelo e remover as sobras. A escovação diária previne nós e também que os gatos engulam pelos.

Banho

O persa chinchilla devido a cor clara, precisa tomar banho mensalmente para manter o pelo vivo, limpo e brilhante. Use um shampoo para felinos feito para clarear o pelo ou então detergente para limpar as manchas difíceis. Ponha o felino no lavatório ou na banheira forrada com um tapete de banho, usando um borrifador para molhar o pelo com água quente. Massageie uma pequena dose de shampoo no pelo. Enxágue o pelo e passe um pouco de creme para pentear para dar luminosidade. Enxugue o felino com uma toalha e, logo, com um secador no modo baixo. Escove o pelo com cautela para impedir nós.

Rosto

Os gatos persas, inclusive o chinchila, podem criar manchas em volta dos olhos devido ao lacrimejamento. Molhe um pedaço de algodão com uma solução de soro fisiológico para higienizar a zona do contorno dos olhos. Use dois algodões desmembrados para cada olho para impedir infecções. Pode-se do mesmo modo, limpar a área da boca e queixo com a mesma solução para limpar as manchas de alimentos e evitar acne. Use algodão úmido com solução de limpeza para orelha para remover delicadamente o excesso de sujeira e cera das orelhas semanalmente. No caso de perceber qualquer vermelhidão, inchaço ou secreção em volta dos olhos ou orelhas, leve o animal para o veterinário imediatamente.

Gostou do conteúdo? Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Comentários no Facebook