| Tudo sobre Cães e Gatos

Os melhores cães de guarda

2.38K 1
Os melhores cães de guarda

Fiel, leal e companheiro são alguns dos principais adjetivos dos bichinhos encarregados por dar à eles a reputação de “Melhor amigo do homem”. O universo canino tem uma imensidão de raças, sendo que cada uma delas possui muitas singularidades e, ao mesmo tempo que algumas são mais tranquilas e afetuosas, outras podem ser mais observadoras e defensoras – sendo julgadas mais adequadas para agir como cães de guarda.

Obviamente, a maioria das particularidades da personalidade de um animal surgirão de acordo com a sua criação, e coisa nenhuma impossibilita que um só cão tenha todas essas qualificações; nem que uma raça estimada perfeita para o universo dos cães de guarda seja imensamente amável.

Leia também:

Animais com síndrome de down – Entenda como funciona!

O que Fazer para o Cachorro Parar de Latir

Glândulas anais ou (adanais): saiba prevenir e tratar problemas

Apesar do adestramento nos cães os adeque a condutas mais protetoras e defensoras do que amigáveis e afetuosos, isso não quer dizer que estes mesmos cães não sejam carinhosos com seus donos e sua família; já que, como falamos antes, grande porcentagem da reação do animal vai estar sujeito do tipo de criação que ele recebeu.

Em meio a uma ampla lista de raças caninas, alguns se salientam como boas escolhas para quem quer proteção – exibindo portes robustos, força física, personalidade atenta e, em muitos episódios, uma atitude desconfiada; unindo as principais características de um animal de guarda sem deixar de lado o afeto que só um cachorro pode oferecer aos seres humanos.

Saiba quais são os melhores Cães de Guarda:

cães de guarda

Pastor Alemão

Sobretudo criada para realizar práticas relativas à guarda de pessoas e posses, trabalhos policiais e para agir como cão-guia. Sem dúvidas, um dos cães mais populares e ágeis nas atividades como cães de guarda. Profundamente alerta e protetor, o pastor alemão costuma latir alto e por muito tempo nas circunstâncias em que percebe qualquer tipo de ameaça.

Seu porte grande e corpo robusto são excelentes instrumentos para o constrangimento de assaltantes e invasores, e a personalidade do Pastor Alemão é ideal para esse tipo de atividade; já que ele é submisso e fiel.

stocksnap_tmxsqprkz7

Rottweiler

Sem dúvidas, esse cachorro está nas piores aflições dos que tem medo de cães, pela reputação de feroz, pela força e o olhar assustador. A raça é completa, é um cão forte, de porte grande, aparência nobre, encorpado, demonstrando velocidade, poder e força. Dentre seus aspectos o mais relevante é, sem dúvida, sua segurança grandiosa, pois esta está ligada a um instinto de liderança sendo responsável por uma firmeza e bravura excepcionais. Por ser tão autoconfiante precisa que seu dono seja também um líder. E é preciso doutriná-lo desde filhote.

A sabedoria é uma das particularidades admiráveis da raça. Profundamente dedicados a tarefa, assimilam com facilidade os comandos e demonstram total respeito e persistência.

stocksnap_7xi7c8dqfb

Bullmastiff

Raça recente pouco conhecida no Brasil, surgiu da cruza do Mastim Inglês com o Buldogue Inglês.

É conceituado o melhor cão para executar guarda noturna, pois é muito quieto e tem um olfato e audição extremamente aguçados. O Bullmastiff não é muito rápido, mas compensa com muita força.

Não é tão grande, mas pode pesar 60 quilos em idade adulta. É fundamental levá-lo para caminhadas de pelo menos 1 hora duas vezes por dia, para mantê-lo em forma e saudável.

O cachorro desta raça necessita da figura de seu dono para manter seu temperamento em equilíbrio, pois não aturam grandes períodos de solidão. Justamente por estas características são considerados excelentes companhias para os pequenos.

O Bullmastiff é muito territorialista e deve ser adestrada a sua convivência com outros animais desde bem filhote. Se forem cães do mesmo sexo, este cuidado deve ser redobrado.

doberman_blue_purebred_ckc

Doberman

Se você tem uma propriedade que quer proteger, é um cão de guarda excelente para você. A raça é especialmente rápida e é preparado para identificar e capturar um intruso em um pequeno espaço de tempo. Conhecido como a quinta raça mais inteligente do mundo, Dobermans são valentes, atentos, e muito leais.

pexels-photo-53769

Boxer

Possui ótimo ouvido e consegue detectar qualquer ameaça. Além do que, é um cachorro forte e de aparência robusta, o que, por si só, afugentará intrusos.

Possui perfeita capacidade de ataque e mandíbula forte. Pode ser treinado para a vida em família e para a presença de estranhos.

9rloii_qmmw-ray-hennessy

Akita

Já existiu alguma polêmica a respeito do Akita ser ou não ser um cão de guarda. E no caso de você optar por ele, poderá não só ter um ótimo companheiro protetor, mas também um cuidador para seus filhos.

Seus instintos protetores e territoriais e sua inteligência bastante apurada, fazem dele um ótimo defensor, a ponto de saber distinguir cada pessoa que vai sua casa, dos seus amigos ao carteiro.

O Akita é um farejador detalhista, que observa tudo ao redor. É quieto, não costuma latir muito, e escolhe um ponto estratégico para observar sua área.

A medida que fica mais velho, late apenas em algumas circunstâncias, ou seja, quando ele sabe que algo está errado.

Alguns cuidados são necessários se você deseja ter um Akita. Por exemplo, ele tem dificuldade de conviver em grupo. De preferência, escolha essa raça se você não tem ou não deseja ter outros cães. No máximo tenha um casal.

No passado, no Japão, seu país de origem, a raça era usada em combates. Isso deixou rastros até hoje nos Akitas. Para uma boa sociabilidade, é necessário um treinamento durante toda sua vida.

Cuidados Especiais

Os cães de guarda, pela sua essência dominadora e, em última instância, ameaçadora para estranhos, mesmo que inocentes, não são cães para donos principiantes. Para que sejam cães equilibrados, os cães de guarda devem ser bem socializados e treinados. No caso de não ter prática com cães e quiser um cão de guarda, aconselha-se profundamente a busca de auxílio junto de adestradores profissionais.

O cão deve ser socializado com várias pessoas enquanto pequeno, e também animais, para que sempre que o dono permitir a entrada de estranhos em casa, neste caso, hóspedes, o cão não as enfrentar.

O adestramento é muito importante nos cães de guarda, pois são por natureza dominantes e é necessário que o dono consiga determinar a sua autoridade.

É essencial advertir que, mesmo os cães de guarda precisam de amor e cuidados. Muitas destas raças gostam de sociabilizar-se, apesar do instinto de proteção. Por isso, o treinamento e instrução são as melhores vias para que seu cão de guarda seja um excelente companheiro.

Gostou do conteúdo? Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Comentários no Facebook