| Tudo sobre Cães e Gatos

As orelhas dos cães – Um meio de comunicação

2.63K 1
As orelhas dos cães – Um meio de comunicação

Como os seres humanos, os animais utilizam diferentes ferramentas para se comunicar, seja com as pessoas, com outros cães e até mesmo com outros animais. Eles usam seus corpos, suas glândulas olfativas gerando feromônios e, a voz, para implantar um elaborado sistema de comunicação. As orelhas de seu cão não são apenas para ouvir – são para falar também! E são grandes indicadores para dizer o que seu cão está sentindo.

Leia também:

Saiba porque os cães inclinam a cabeça – Será um truque de fofura?

10 razões para adotar um vira-lata

Animais com síndrome de down – Entenda como funciona!

Posição neutra

Quando seu cão está relaxado, seus ouvidos vão ficar em uma posição neutra. Posição neutra significa que os ouvidos não estão apontados para a frente, inclinando-se para baixo ou colado à cabeça. Seja qual for a raça do cão. Os outros sinais de linguagem corporal que me dizem este cão está à vontade são a boca grande, aberto e descontraído, língua caída.

relaxado

Atento / orelhas em pé

Seus olhos ficam olhando diretamente para alguma coisa. Se você fizer um som seu cão pode colocar suas orelhas para a frente e também oferecer uma inclinação da cabeça.

atento

Preocupado

Nesta foto abaixo, o nosso cão acaba de ouvir alguma coisa. Ele está em cima do muro sobre o assunto e quer processar a informação. Seus ouvidos são ligados, o peso corporal é rolada para a frente, sua cauda é levantada e sua boca está fechada. Seus ouvidos nos dizem que ele está em estado de alerta.

preocupado

Preocupado – alterando posição

Quando as suas orelhas ficam mudando de posição e indo para trás e para frente, nos dizem que estão um pouco preocupados e estão trabalhando para descobrir alguma coisa. No caso, estão tentando entender como se sentem sobre a sua situação atual e os sons ao seu redor.

alterando posição

Orelhas caídas ou Fixadas

O termo caída ou fixada refere-se as orelhas que aparecem coladas na cabeça do cão. Os cães podem deixar cair suas orelhas quando eles estão felizes ou nervosos. É importante ler o resto do comportamento do cão. Na foto abaixo, o cão está feliz e tranquilo na água, seu corpo está solto. Este cão está usando suas orelhas para dizer-lhe que ele é feliz por estar ali.

cão na praia

Orelhas extremamente Fixas

Este cão da foto está usando cada músculo de seu corpo para nos dizer que ele está nervoso e com medo, incluindo suas orelhas. As pernas estão bem dobradas, e seu movimento é esgueirando e lento.

MEDO

Preste atenção ao que as orelhas do seu cão está tentando dizer para você. Começar a entender o que ele quer transmitir, irá gerar um melhor relacionamento entre você e o seu animal de estimação.

Gostou do conteúdo? Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Comentários no Facebook