| Tudo sobre Cães e Gatos

O olhar dos cães

1.13K 2
O olhar dos cães

Se queremos entender melhor os nossos companheiros de quatro patas, devemos entender que os cães veem o mundo de uma perspectiva diferente, um outro olhar.

A retina que cobre a parte traseira no interior do globo ocular, contém cones e bastonetes, dois tipos de células sensíveis à luz. Cones fornecem as percepções de cores detalhadas, enquanto os bastonetes detectam movimentos e são sensíveis a luz baixa.

Leia também:

5 remédios que você não deve dar ao seu cachorro

10 boas razões para ter um cachorro

Gary, Cãozinho de Carrie Fisher emociona o mundo: “Eu ainda estou te esperando”

Animais com síndrome de down – Entenda como funciona!

Os cães enxergam melhor no escuro do que os seres humanos, e seu olhar é orientado pelo movimento. No entanto, eles tem apenas um décimo da concentração de cones que os seres humanos, por isso os cães não percebem as cores como nós.

As cores pelo olhar dos cães

Cães reconhecem duas paletas, azul-violeta e amarelo, e pode distinguir entre tons de cinza. Eles não conseguem distinguir entre amarelo, verde, laranja e vermelho. Eles também têm dificuldade em distinguir cinza e verde.

La visión del perro

Comparando-se o espectro de cores como percebido pelo cão e humano, vemos que o cão percebe como o amarelo o que vemos como vermelho, laranja, amarelo e verde. Alguns tons de verde e azul-turquesa, o cão percebe como branco. Azul semelhante ao que enxergamos, enquanto a cor violeta enxergam como cinza.

A posição dos olhos do cão determina o campo de visão e a percepção de profundidade. Os olhos estão posicionados mais próximos, isto dá-lhes um maior campo visual. Os cães também têm menos acuidade visual do que os humanos, ou seja, tem a visão turva. Eles tem sensibilidade ao movimento,  conseguem distinguir objetos muito melhor em movimento do que um objeto fixo. Tal é a importância da postura e linguagem corporal no comportamento do cão que pequenas mudanças em sua postura pode significar muito para o seu cão.

Gostou do conteúdo? Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Comentários no Facebook