| Tudo sobre Cães e Gatos

Motivos para não comprar ração a granel | Portal dos Cães e Gatos

4.44K 9
Motivos para não comprar ração a granel | Portal dos Cães e Gatos

Motivos para não comprar ração a granel

No mercado pet brasileiro, existem várias classes de rações, tendo valores financeiros bastante variados, ou seja, alguns com valor de venda bem acessível, porém de baixa qualidade e outros bem caros, no entanto, com excelente valor nutricional.

É bastante comum também encontrarmos em mercados de bairros e até mesmo em supermercados a venda de ração a granel, isto é, produtos vendidos fora da embalagem, pesados a quilo e ensacados em sacolas plásticas comuns.

ração

Ração a granel

Assim como tudo na nossa vida, existem os prós e os contras. Neste caso, a vantagem dessa opção, que faz com que esse tipo de ração tenha bastante saída no mercado, é a economia que o tutor irá ter, visto que a venda é feita normalmente pelo peso do produto. Neste caso, o tutor leva a quantidade que cabe no seu orçamento mensal.

Na realidade essa prática pode fazer mal à saúde de seu animal de estimação, seja cão ou gato, pois os sacos mantidos abertos ou em outros recipientes, no qual o produto fica em contato com o ar e permite seu manuseio são facilmente contaminadas por fungos presentes no ambiente.

Leia também:

Tatuagens incríveis para você se inspirar e registrar o amor que sente pelo pet

Ração premium e super premium. Saiba a diferença.

Erros comuns que você pode cometer quando escolhe a ração

Então não é bom arriscar, os fungos colonizam a ração, principalmente quando a temperatura e umidade são ideais, favorecendo o crescimento e multiplicação desses micro-organismos que podem produzir toxinas responsáveis por vômitos ou diarreias, variando de acordo com a quantidade de ração ingerida e com a idade do animal, especialmente as micotoxinas responsáveis por intoxicação aguda ou crônica e com potencial carcinogênico.

ração granel

Ração a granel

Além disso, o contato com o ar e com a luz resulta em alterações na composição da ração e até diminuição de nutrientes, ou seja, você comprará outro produto que não corresponde ao da embalagem original e ainda não se terá controle da data de validade.

Outro perigo é quando rato urina na ração, podendo transmitir leptospirose ao cão o que poderá acarretar severos danos à saúde e transmitir a doença aos humanos. Por isso recomenda-se verificar se as rações estão sendo comercializadas em suas embalagens originais, lacradas, livres do manuseio e do contato com o ar, distantes da umidade e poeira.

ração rato

Grandes perigos em comprar ração a granel

Assim, será possível evitar contaminações por fungos e bactérias, perda de nutrientes e manter o controle sobre os prazos de validade.

O indicado é que o tutor procure evitar a compra para seu animal de estimação da ração vendida a granel. Normalmente, são rações de baixíssima qualidade nutricional, que em alguns casos, estavam vencidas nas prateleiras, e dessa forma, são reaproveitadas. Sempre procure comprar ração lacrada na sua embalagem original, e antes de ser ofertada ao seu pet, deve ser examinada se está própria para o consumo.

Fonte: Tudo sobre cachorros
Gostou do nosso conteúdo? Curta o nosso Facebook, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.

 

Comentários no Facebook