| Tudo sobre Cães e Gatos

Saiba quais são as 10 melhores raças de cães de guarda

544 3
Saiba quais são as 10 melhores raças de cães de guarda

No mundo dos cães existe uma infinidade de raças, e cada uma delas possui diferentes particularidades. Alguns cães são calmos e carinhosos, e servem como cães de companhia, enquanto que outros são altamente protetores, ativos e atentos, sendo aptos como excelentes cães de guarda. Neste artigo, elencamos as 10 melhores raças de cães de guarda. Confira.

Leia também:

Você sabia? Cães ajudam você a conquistar um novo amor!

Obviamente que muitas das suas características da personalidade dependem da sua criação, e os cães de guarda podem ser ao mesmo tempo grandes protetores da sua família e carinhoso ao mesmo tempo. O ideal é que eles sejam devidamente adestrados, para que sejam bons protetores.

10 melhores raças de cães de guarda

Pastor Alemão

O Pastor-alemão ou cão-lobo-da-alsácia é uma raça canina oriunda da Alemanha. Originalmente ele foi amplamente utilizado como cão de pastoreio de rebanhos, e atualmente é mais utilizado como cão de guarda e cão policial. Na nossa opinião, é o melhor cão de guarda da atualidade.

O Pastor Alemão possui grande porte e um corpo muito forte e robusto, e pode intimidar bandidos e agressores. A sua personalidade é excelente, pois ele aceita comandos, e pode ser amplamente treinado para a execução das tarefas, sendo obediente e leal aos seus donos.

Expectativa de vida: de 9 a 13 anos
Origem: Alemanha
Personalidade: Leal, Curioso, Obediente, Alerta, Confiante, Inteligente, Vigilante, Corajoso
Cores: Preto, Preto e canela, Vermelho e preto, Preto e prata, Sable, Cinzento
Peso: Macho: 30–40 kg, Feminino: 22–32 kg
Altura: Macho: 60–65 cm, Feminino: 55–60 cm

Rottweiler

O cão da raça Rottweiler é um dos melhores cães de guarda da atualidade, principalmente pela sua força e agressividade. A raça é desenvolvida na Alemanha, e criado por açougueiros da região para trabalhar com o gado. Se ele for criado com carinho, pode se tornar bastante dócil com os seus donos, mantendo a sua alta capacidade inata de guarda e ataques a agressores e invasores do seu território.

Expectativa de vida: de 8 a 10 anos
Origem: Alemanha
Personalidade: Firme, Boa natureza, Destemido, Dedicado, MAIS
Peso: Feminino: 35–48 kg, Macho: 50–60 kg
Altura: Feminino: 56–63 cm, Macho: 61–69 cm
Cores: Preto, bronzeado, Mahogany

Dobermann

Os cães da raça Dobermann tem origem na Alemanha especificamente para oferecer proteção aos seus donos. Ele é um cão muito inteligente, e altamente eficiente em defender o seu território. É importante impor treinos de obediência, uma vez que ele poderá atacar pessoas que não ofereçam perigo ao invadirem seu território.

Origem: Alemanha
Expectativa de vida: de 10 a 13 anos
Personalidade: Destemido, Energético, Leal, Obediente, Alerta, Confiante, Inteligente
Cores: Branco, Fulvo, Preto, Blue & Rust, Fawn & Rust, Azul, Preto e Ferrugem, Red & Rust, Vermelho
Altura: Macho: 66–72 cm, Feminino: 61–68 cm
Peso: Macho: 40–45 kg, Feminino: 32–35 kg

Fila Brasileiro

O Fila Brasileiro é oriundo de diversos cruzamentos entre os cães que foram trazidos ao Brasil pelos Holandeses, e é uma excelente raça entre a nossa relação de cães de guarda.

Seu grande porte e latidos fortes são altamente intimidadores para eventuais invasores do seu território. Ele é um cão destemido e que não em medo de confronto. Dependendo da criação, ele pode ser amigável com as pessoas, mas torna-se necessário um treinamento adequado para evitar ataques inesperados e que podem ser fatais.

Expectativa de Vida: 9 – 11 anos
Origem: Brasil
Personalidade: Dócil, Leal, Obediente, Determinado, Corajoso
Cores: Tigrado, Preto, Vermelho, Amarelo
Altura: Feminino: 60–70 cm, Macho: 65–75 cm
Peso: Feminino: 57–73 kg, Macho: 64–82 kg

Dogue Alemão

Este cão gigante com origem na Alemanha, que pode chegar a até 1,80 metros e alguns exemplares com até 2 metros de altura, é muito obediente e vive bem com as pessoas e com outros animais, mas bastante reservado com desconhecidos. Ele pode intimidar e servir como um cão de guarda tranquilamente, pois ele é bastante territorial.

Expectativa de vida: de 8 a 10 anos
Origem: Alemanha
Personalidade: Dedicado, Gentil, Reservado, Confiante, Amoroso, Amigável
Altura: Feminino: 71–81 cm, Macho: 76–86 cm
Peso: Feminino: 45–59 kg, Macho: 54–90 kg
Cores: Tigrado, Fulvo, Preto, Arlequim, Azul, Mantado

Bullmastiff

O Bullmastiff é um cão de grande porte e é oriundo do Reino Unido, e pode ser um excelente cão de guarda. Ele é muito forte e por ser muito silencioso, faz uma excelente guarda noturna, pois conta com olfato e audição muito apurados. No entanto, ele precisa de atividades diárias, e de bastante carinho, pois ele precisa da companhia das pessoas.

Expectativa de vida: de 8 a 10 anos
Origem: Reino Unido
Personalidade: Dócil, Confiável, Dedicado, Leal, Reservado, Alerta, Poderoso, Amoroso, Protetor, Calmo, Corajoso
Peso: Macho: 50–59 kg, Feminino: 45–54 kg
Altura: Macho: 64–68 cm, Feminino: 61–66 cm
Cores: Tigrado, Fulvo, Vermelho

Pastor Belga de Malinois

Este cão originário da Bélgica pode ser tão eficiente como o Pastor Alemão. O Pastor Belga de Malinois é amplamente utilizado em atividades de buscas, resgates, salvamentos esportes de agilidade, entre outras. Extremamente ágil, de grande prote e leve, pode correr em grande velocidade e saltar grandes alturas. Mesmo sendo muito amigável com os seus donos, ele pode ser um excelente cão de guarda.

Origem: Bélgica
Expectativa de vida: de 12 a 14 anos
Personalidade: Vigilante, Protetor, Teimoso, Alerta, Confiante, Trabalhador, Amigável, Ativo
Cores: Fulvo com máscara negra, Mahogany, bronzeado
Peso: Macho: 29–34 kg, Feminino: 25–30 kg
Altura: Macho: 61–66 cm, Feminino: 56–61 cm

Dogo Argentino

O Dogo Argentino é uma raça de cães com origem na Argentina, e foi criado especialmente para o combate, caça e captura de animais de grande porte. Ele é grande, forte, musculoso e bastante intimidador. Ele é silencioso, e consegue rondar grandes territórios, defendendo seu território o tempo inteiro.

Origem: Argentina
Cor: Branco
Expectativa de vida: de 10 a 12 anos
Personalidade: Alegre, Afetuoso, Leal, Protetor, Amigável, Tolerante
Peso: Feminino: 35–40 kg, Macho: 40–45 kg
Altura: Feminino: 60–65 cm, Macho: 60–68 cm

American Staffordshire Terrier

o cão da raça American Staffordshire Terrier pode ser confundido com os temidos Pitbulls, mas ele é bem mais equilibrado e obediente. Forte, musculoso, ágil, ele pode correr muito rápido e saltar grandes alturas, e é dono de uma poderosa mordida. Como cão de guarda ele é excelente. Apesar da aparência de ‘bandido’, ele pode ser muito dócil e carinhoso com os seus donos.

Expectativa de vida: de 10 a 15 anos
Origem: Estados Unidos
Personalidade: Persistente, Dedicado, Leal, Amigável, Atento, Corajoso
Cores: Tigrado, Preto, Fulvo, Azul, Sable, Marrom
Peso: Feminino: 28–40 kg, Macho: 28–40 kg
Altura: Feminino: 43–46 cm, Macho: 46–48 cm

Akita

Por fim, não poderia faltar na nossa lista dos melhores cães de guarda o cão da raça Akita, que pode ser uma excelente opção. Ele é um cão muito antigo, com origem no Japão, há cerca de 3.000 anos atrás. Ele é um excelente animal para cão de guarda, pois além de ser silencioso, observador, territorialista e caçador. Ele é um cão muito observador, e estuda a sua vítima antes de qualquer ataque, que costuma ser certeiro.

País de origem Japão
Altura macho 66-71 cm na cernelha
Altura fêmea 61-66 cm na cernelha
Expectativa de vida 11-15 anos

E então, o que achou do post? Deixe seu comentário logo abaixo! Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Comentários no Facebook