| Tudo sobre Cães e Gatos

Manx – Raça de Gatos

2.09K 1
Manx – Raça de Gatos

O Manx é uma raça de gato doméstico bastante interessante e por que não dizer diferente. Este gatinho possui uma particularidade, que nada mais é do que uma mutação que reduz a sua cauda, mas na maioria dos casos são mais conhecidos como sendo sem cauda, uma característica marcante da raça.

A criação do Manx é delicada e alguns cuidados devem ser tomados, pois alguns cruzamentos geram um gene letal que mata o filhote no útero da mãe. Seu temperamento faz com que ele seja um bom gato para diversos tipos de donos, pessoas com outros pets, famílias com crianças, solteiros, pessoas que nunca tiveram um gato, não importa, é muito provável que ele vá se adaptar a sua nova família sem problemas.

Leia também:

Bobtail Japonês – Raça de Gatos

Entenda porque muitos gatos não gostam de água

Animais com síndrome de down – Entenda como funciona!

Também conhecido como “Gato da Ilha de Man”, sua origem é ainda objeto de muita especulação. Acredita-se que o Manx teve sua origem por volta de 1580, quando um navio de carga, que levava à bordo alguns gatos sem cauda, os quais combatiam os ratos no porão e armazém, naufragou na Irlanda, perto da Ilha de Man. Isolados nesta ilha, os gatos sobreviventes foram selecionados naturalmente, através de cruzamentos entre si. Dessa forma, o Manx acabou passando hereditariamente a ausência de cauda. Os habitantes dessa ilha são tão orgulhosos do Manx, que chegaram a cunhar sua efígie na moeda local.

Os Manx são tradicionalmente gatos de longa vida e mostram poucos sinais de envelhecimento. O gato da ilha do Man tem o dorso mais curto que o do gato europeu, porém é mais largo nos lados. Ele tem as patas traseiras bem mais compridas que as dianteiras, o que o obriga a saltar um pouco como os coelhos. A cabeça é grande e redonda e as orelhas são espaçadas e afiadas na ponta. É muito apreciado como animal doméstico. É igualmente um bom caçador.

Gostou do conteúdo? Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Comentários no Facebook