| Tudo sobre Cães e Gatos

Porque os gatos se lambem?

1.62K 1
Porque os gatos se lambem?

Todos que tem gatos se perguntam: “Por que os gatos se lambem quase o dia todo ou quando eu os pego?”. E realmente eles passam a maior parte do tempo esfregando a pata na língua e depois na orelha, na cabeça e continuando pelo restante do corpo. Enfim, é uma atividade no qual eles permanecem por horas, mas que faz parte de sua natureza.

Sempre que se aborda sobre higiene pessoal, os gatos são a personificação da limpeza. Naturalmente são equipados com os acessórios para se limparem: uma língua áspera para lamber, patas dianteiras que eles umedecem com saliva e usam como substituto da toalha e dentes para cavar detritos mais teimosos. Acredite ou não, os gatos adultos podem gastar metade de suas horas acordadas limpando eles mesmo, seus parentes e amigos.

Leia também:

Cão moribundo é adotado por menino autista – Em seguida, veio o milagre

Animais com síndrome de down – Entenda como funciona!

Virei um gato – Filme

Como foi dito, a língua do gato é áspera, possui, na sua superfície, papilas em forma de ganchinhos formando uma espécie de pente que ao passar no pelo, retira sujeira, mantém o pelo macio e pode até mesmo tirar parasitas. Mas ficar limpinho não é a única causa pelo que os gatos se lambem. Esse comportamento também garante uma impermeabilidade no seu pelo, o que dificulta a proliferação de parasitas. Também pode manter o corpo resfriado em dias quentes e em dias frios, diminui a perda de calor mantendo o corpo aquecido.

Historicamente os felinos faziam isto depois de se alimentarem, sendo uma maneira de espantar os supostos predadores. Instintivamente procurando maneiras de sobreviver “no mundo lá fora”, eles sabiam que o cheiro no corpo após as refeições poderia causar estes ataques inesperados, então até hoje o gatos se lambem como forma de banho, para retirar todo tipo de odor do corpo. E higiênicos como são desde sempre, este costume faz parte de suas personalidades, sentindo-se limpos após a lambedura.

As mães começam a lamber seus gatinhos logo após o nascimento, para limpá-los, estimulá-los a liberar urina e fezes, despertá-los para mamar e proporcionar conforto. Gatos se lambem desde cerca de 4 semanas. Com 5 semanas, eles também começam a limpar seus irmãozinhos e sua mãe. Limpeza mútua entre irmãos, chamado de todos se limpando, muitas vezes continua até a idade adulta.

As lambidas também podem também ter benefícios psicológicos. Um gato pode se lamber para reduzir temporariamente os conflitos, frustrações ou ansiedade. Sob estas condições, lamber torna-se aquilo que é chamado de “deslocamento comportamental”. Deslocamento comportamental pode ocorrer quando um animal está motivado a realizar dois ou mais comportamentos conflitantes ao mesmo tempo. Incapaz de fazer isso, um terceiro comportamento que está fora do contexto da situação surge. Por exemplo, um gato que se sente ameaçado pode estar em conflito entre correr do seu agressor e brigar. Surpreendentemente, o gato decide se limpar! A limpeza aparece para acalmar e tranquilizar o gato.

Limpeza em excesso, sob a forma de lambidas excessivas, mordidas, mastigação ou sucção no pelo ou na pele, sem nenhuma causa médica subjacente, geralmente é indicativo de estresse. As causas comuns do estresse felino são: medo, falta de estímulo, isolamento, novo animal em casa, mudar para uma nova casa, ansiedade de separação ou, em alguns casos, desmame precoce. A limpeza em excesso se torna problemática quando resulta em lesões auto infligidas (pelo mais fino, retirada completa de tufos de pelo, infecções de pele), uma condição chamada “alopecia psicogênica”. Este diagnóstico é feito quando uma condição médica subjacente não podem ser detectada. Em alguns casos, a limpeza excessiva pode começar como resposta a uma irritação na pele (pulgas, alergias, infecções), mas pode evoluir para um problema de comportamento, embora a condição esteja curada. Acredita-se que a limpeza comportamental tornar-se auto reforçada reduzindo a ansiedade. As ações de limpeza tornam-se repetitivas, chamadas de “estereotipias”, que podem ir e vir, dependendo do nível atual de stress do gato.

Eles também costumam lamber outras pessoas e animais como uma forma de criar um laço. As mamães gatas costumam passar muito tempo lambendo seus filhotes, e isso acaba criando um laço entre ela e seus filhos. Todos se limpando é uma atividade social que serve para fortalecer os laços entre os gatos.

Fonte: CachorroGato – Tudosobregatos – DiáriodeBiologia – Fofuxo

Gostou do conteúdo? Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Comentários no Facebook