| Tudo sobre Cães e Gatos

Porque os gatos fazem tanto barulho no momento em que cruzam?

1.4K 9
Porque os gatos fazem tanto barulho no momento em que cruzam?

Todo o mundo que já viu dois gatos cruzando sabe dos barulhos de miados e brigas nos telhados, isso é o período de acasalamento são manifestações naturais, pois eles têm nos sons altos um dos principais elementos dos seus romances. A verdade é que os miados começam logo quando a gatas entram no cio, pois elas emitem miados característicos para chamar a atenção dos machos.

Os machos respondem também com miados e assim se inicia a corte. Os machos atraídos miam em resposta e se concentram em torno da gata, momento em que inicia o processo de disputa pela fêmea, o que leva os machos a produzirem mais miados, que são os gritos de confronto.

gatos

Mas é durante a cópula que os gritos são mais evidentes e escandalosos. Muitas pessoas se questionam porque é que os gatos fazem tanto barulho quando cruzam?

O barulho se agrava pelo fato dos gatos naturalmente serem mais ativos à noite, pois a hora em que a maioria das pessoas quer dormir é a mesma em que os gatos se dedicam às suas atividades sociais como a defesa de território e o acasalamento.

Leia também:

Riscos: Veja os motivos para não comprar ração a granel

Ração premium e super premium. Saiba a diferença.

Vacina da gripe também nos pets

E é na hora do acasalamento que a sinfonia felina chega ao seu ápice, com os gritos de dor da fêmea a cópula geralmente é muito dolorida para as fêmeas, os machos que não foram castrados possuem o órgão genital cheio de pequenos “espinhos” queratinizados. Esses espinhos têm a função de estimular a ovulação da gata no momento certo, aumentando as chances de fecundação.

gatos 1

Alguns especialistas acreditam que os tais espinhos servem para estimular a ovulação, pois as gatas só ovulam após excitação genital, dessa forma os espinhos tem um papel importante na garantia da fecundação, outra teoria também é que eles servem para evitar que o órgão genital dos machos deslize para fora durante o ato.

Basta uma pequena distração para o seu gato ou a sua gata saírem correndo pela janela em busca de relacionamentos mais calorosos. Daí a importância da castração, principalmente para prevenir gravidezes indesejadas. Mesmo que você tenha um gato macho, é igualmente importante castrar. Você, para além de ser um tutor responsável, é um cidadão que não quer contribuir para o aumento do número de gatinhos abandonados pelas ruas sem cuidados e atenção devida.

Fonte: Perito Animal

Gostou do nosso conteúdo? Curta o nosso Facebook, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Comentários no Facebook