| Tudo sobre Cães e Gatos

Gatos Brancos

2.06K 2
Gatos Brancos

Ao contrário da crença popular, gatos brancos com olhos azuis, laranja ou verde não são albinos. A cor branca em gatos é devido a um gene que mascara quaisquer outros genes de cor (é por isso que os gatos brancos podem ter gatinhos não-brancos ou bi-color).

Albinismo é uma mutação diferente. Esta alteração nos genes faz com que a cor de seu pelo seja branco e com a possibilidade de ter olhos azuis ou de duas cores, entre outras características. Não devemos confundir com o gato branco, ainda assim as diferenças são poucas, mas existem. Os albinos são gatos que precisam de melanina, falta de pigmentação na pele, olhos e pelo. Esta mutação pode ser hereditária, ainda que nem sempre seja visível.

Leia também:

Animais com síndrome de down – Entenda como funciona!

Fotógrafo captura a beleza do maior gato do mundo – Maine Coon

Gato de Bengala -Raça de gatos

A audição do gato branco

É também falso dizer que “todos os gatos brancos de olhos azuis nascem surdos”. Todos os filhotes nascem de olhos azuis e com os ouvidos fraquinhos. Se eles vão continuar de olhos azuis e serão surdos só pode ser verificado depois de algumas semanas. Nem todos os gatos brancos de olhos azuis serão surdos.

Aqueles com olhos azuis têm uma grande chance de surdez. Aqueles com um olho azul tem uma grande chance de surdez no ouvido do lado do olho azul. Aqueles com os olhos alaranjados são muito menos propensos a serem surdo.

Exposição ao sol

O gato branco precisa de atenção e cuidados especiais para evitar problemas de saúde. Além de influir no aparecimento de complicações, a pelagem branca dos gatos é um fator que faz com que eles não consigam viver bem em ambientes selvagens; tendo em vista que, em função da sua cor, a possibilidade de que consigam se camuflar (para escapar de predadores, por exemplo) é nula.

Um dos principais e mais importantes cuidados que os donos de felinos brancos devem tomar está diretamente relacionado à exposição do animal ao sol. Pela coloração da sua pelagem, o gato branco tem uma pele extremamente sensível, já que seus pelos são isentos de melanina – pigmento que, além de dar cor à pele, a protege contra a radiação ultravioleta.

Sem essa proteção, os bichanos brancos que são expostos ao sol sem proteção podem sofrer com diversos tipos de queimadura e, em casos mais graves e desenvolvidos, pode causar o câncer de pele no felino.

As áreas do corpo que não têm pelos são as primeiras a serem afetadas pelo sol, orelhas, nariz, as almofadinhas debaixo das patas, barriga e a área ao redor dos olhos são as que tem maior chance de sofrer com a exposição. Portanto, é altamente necessário que, ao passear com seu gatinho branco ou brincar com ele em ambientes externos, um filtro solar (de FPS 30, de preferência) seja aplicado por todo o corpo do felino, protegendo-o contra qualquer tipo de queimadura.

Gostou do conteúdo? Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.

 

Comentários no Facebook