| Tudo sobre Cães e Gatos

Por que meu gato traz animais mortos para casa (ratos, baratas) ?

2.69K 4
Por que meu gato traz animais mortos para casa (ratos, baratas) ?

Muitas vezes, nos deparamos em casa com alguma surpresa que nossos gatinhos trouxeram: Ratos, baratas, grilos, etc. E o pior é que os animais trazidos na maioria das vezes encontram-se sem vida. É difícil para um dono que compra ração de ótima qualidade e alimenta bem seu animal de estimação, entender porquê o gato traz animais mortos para casa se não vai comer? Será que os felinos são tão maldosos assim, que matam sem ter fome? Confira a resposta e se surpreenda.

Curta nossa página no Facebook para receber nossos posts na rede social!

Mas calma, seu dócil gatinho não é um assassino em série, um seria killer. Na verdade, o seu gato traz animais mortos porque acha que você é um péssimo caçador, afinal, nunca te vê caçando nada. Como ele te ama muito, fica com pena do péssimo caçador que você é, e traz uma presa de presente para você. Essa é a verdadeira razão para os gatos matarem pequenos animais e trazerem como presente para o seu tutor.

Os gatos são ótimos caçadores, assim como seus parentes felinos, e aí entram leões, tigres, pumas, etc. Com a evolução das espécies, os felinos se destacaram na caça, o que os fez sobreviver por muitos séculos e estarem presentes em um número bem alto hoje em dia. Na verdade, seu gato tem medo que a sua espécie desapareça, por isso ele lhe traz uma caça, para que você se alimente e não morra.

Gato traz animais mortos por instinto

Para entender o comportamento do seu animal, você precisará compreender a evolução das espécies, no caso, a espécie em questão é a dos felinos, e os parentes dos nossos gatinhos podem nos revelar grandes enigma sobre o comportamento felino.

Conheça os gatinhos que não perceberam que cresceram

Todas as espécies de felinos são muito semelhantes: todos parecem apenas gatos, de grande, médio ou pequeno porte. Mas uma grande diferença entre um leão e um gatinho é a domesticação. Os gatos aprenderam a se comportar com humanos, de forma a conviverem em harmonia (sem ninguém tentar se matar para comer a carne).

Há cerca de 10.000 anos atrás, os humanos começaram a domesticar gatos selvagens. Considerando que os primeiros felinos surgiram há mais ou menos 25 milhões de anos, o comportamento instintivo destes animais ainda é muito forte, mesmo que muitas gerações tenham passado desde o seu surgimento. Isso porque o DNA ainda carrega muitas das características e habilidades que, naquela época selvagem, eram essenciais para a sobrevivência da espécie. Esse fenômeno no DNA é chamado de “imprinting”.

Porque os gatos ronronam?

Devido há este pouco tempo de domesticação da espécie felina, os instintos dos felinos selvagens seguem evidentes em nossos gatinhos, e o principal é a habilidade de caçar. Outras características, como os hábitos noturnos, também podem ser observado tanto em tigres selvagens quanto nos nossos gatos. Mas vamos focar na habilidade da caça, que é nosso tema principal.

Gato traz animais mortos para treinar a habilidade de caça

Os corpos dos felinos são extremamente adaptados para espreitar, atacar e matar suas presas. Seus dentes afiados, as suas garras retráteis, suas patas macias que proporcionam movimentos em silêncio, a visão noturna e a agilidade e flexibilidade fazem com que os felinos, inclusive o gato doméstico, seja uma verdadeira máquina de matar.

Por que os gatos afiam as unhas dianteiras?

Tudo começa quando as mamães felinas naturalmente ensinam seus filhotes a caçar, a fim de deixá-los preparados para o dia em que terão que buscar alimentos sozinhos. O processo de ensinamento das mamães felinas pode ser observado por quem tem uma gatinha que deu cria, quando os filhotes estão com cerca de 25 ou 30 dias (época do desmame, quando os gatinhos começam a se alimentar com comida sólida):

Num primeiro momento, as mamães gata trazem para os filhotes animais mortos, para os alimentar. Num segundo momento, a mamãe gata captura a presa e faz os próprios filhotes matarem a caça. Finalmente, os filhotes começam a caçar sozinhos.

Este comportamento, que é passado de geração em geração, ocorre com todas as espécies de felinos conhecidos no mundo.

Porque os gatos se lambem?

Um fato que os pesquisadores descobriram é que, dentre os gatos que mais trazem “presenteiam” seus donos, as fêmeas superam e muito o número de machos que trazem presas mortas para seus donos.

Uma prova de amor sinistra não deixa de ser prova de amor!

Portanto, da próxima vez que seu gatinho trouxer um “presente” destes para você, lembre-se, ele apenas quer despertar o seu instinto de predador e que você não morra de fome porque ele te acha um péssimo caçador.

Você deve pensar que, quando seu gato traz animais mortos, ele quer te dar uma grande prova de amor. Não o castigue nem xingue, de jeito nenhum, quando o seu Gato traz animais mortos para dentro de casa. Ao invés de brigar com ele, agradeça seu amor lhe oferecendo um lanche delicioso, que tal?

Via Biologia Total

Comentários no Facebook