| Tudo sobre Cães e Gatos

Seu gato arranha móveis? Dicas infalíveis para resolver esse problema

321 1
Seu gato arranha móveis? Dicas infalíveis para resolver esse problema

Seu gato arranha móveis? Veja essas 7 dicas infalíveis para resolver esse problema na sua casa!

Você já deve ter percebido que o seu gatinho adora afiar as unhas. Porém, o grande problema é que ele usa os móveis de casa para fazer isso.

Se você está sofrendo com móveis arranhados ou destruídos, saiba que o ato de arranhar dos pequenos felinos não tem relação com a tentativa de testar seu amor e paciência. Seu gato arranha para desgastar suas garras, para marcar território, se exercitar, alongar e com o feromônio liberado, em alguns casos extremos, para indicar que algo em sua vida está causando estresse.

Leia mais:

Razões para ter um gato em sua vida

Gato dá a mãozinha para despedir-se ao ir para eutanásia

Preparamos algumas ideias para resolver esse problema e fazer sobrar mais tempo para curtir o seu gato. Acompanhe!

Ofereça arranhadores

É importante observar, qual a superfície o seu gato gosta de arranhar, para que você compre brinquedos com superfícies similares. Considere arranhadores altos e com andares, que permitam que o gato também se estique e exercite, pois esses são alguns dos motivos pelos quais ele arranha seus móveis. Deixe nas áreas próximas em que o gato gosta de ficar ou perto das áreas danificadas.

Apare um pouco as unhas do bichano

Manter as unhas do gato bem aparada pode ajudar. Conquistar a confiança do gato para mexer em sua pata e cortar suas unhas é muito importante, mas, assim como nós, ele possui áreas da unha mais sensíveis. Se não souber o método certo de fazer isso, procure locais e pessoas treinadas para te ajudar. Tentar cortar a unha do pet em casa pode causar ferimentos, já que eles têm um vaso de sangue que passa por dentro da unha. Quando cortado de forma inadequada, pode causar sangramento, dor e traumas.

Torne os arranhadores mais atraentes

Alguns arranhadores possuem diversos tipos de texturas, com andares e buracos com os quais o gato possa brincar, mas também é possível amarrar pequenos brinquedos e espalhar catnip para atraí-lo para esse playground!

Leia mais: 6 Dicas de como fazer brinquedos para o seu gato sem gastar muito

Coloque essências cítricas ou de menta nos móveis

A maioria dos gatos não gosta do cheiro mentolado ou cítrico. Por causa disso, ao fazer a limpeza do local, especialmente nos móveis, prefira essências com essas bases.

Use fita dupla face nos móveis

Os gatos não gostam de superfícies pegajosas. Por isso, utilizar fitas dupla face no móvel, na altura dos arranhados, pode desencorajá-lo a continuar com suas investidas.

Além da fita dupla face, que não pode permanecer por muito tempo para não estragar o móvel, também é possível usar folhas de lixa. Você pode fixar no móvel para fazer o seu gato perder o interesse por ele.

Proteja os móveis

Proteja os móveis com capas! Essa medida de camuflar os móveis ou deixá-los menos atraentes deve ser feita em conjunto com a oferta de algo que ele tenha permissão para arranhar.

Se o seu gato arranha, é necessário advertir o seu comportamento?

Se encontrar o gato no instante em que ele estiver arranhando, um “não” firme, é uma forma de corrigir o comportamento do animal. Quando o gato perceber que lá não é o lugar correto, com o tempo ele pode diminuir o interesse por aquela superfície. Evite brigar com o bichano quando ele estiver perto do arranhador, pois ele precisa associar aquele objeto a momentos felizes e agradáveis.

Outra dica é utilizar um borrifador de água pode ajudar a fazê-lo compreender que aquele local não é apropriado. Mas sem exageros com a repreensão!

Se o seu gato arranha, isso é só mais um detalhe do relacionamento de vocês que pode ser superado com muito carinho, seja você ensinando com amor, seja ele aprendendo como retribuição.

Fonte: Areia de gato

Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Comentários no Facebook