| Tudo sobre Cães e Gatos

Curiosidades felinas – as 80 melhores

1.25K 0
Curiosidades felinas – as 80 melhores

Separamos aqui algumas curiosidades felinas desvendadas, para que conheça ainda melhor o mundo felino:

1 – O campo de visão de um felino é de 185 graus.

Leia também:

Cat house, o maior abrigo de gatos do mundo

FIV, a AIDS felina

2 – O felino possui mais ossos do que os humanos. Enquanto o homem possui 206, as turmas felinas possuem 245 ossos.

3 – Homem e felino possui a mesma região do cérebro responsável pelas emoções.

4 – O felino ouve até 65 khz (kilohertz), enquanto que o homem ouve até 20 khz.

5 – Eles não conseguem enxergar pequenos detalhes, vêem o mundo desfocado.

6 – Por serem muito sensíveis à luz, os olhos do felino possui pupilas verticais. Quando totalmente abertas, ocupam uma área proporcionalmente maior do que a pupila do homem.

7 – O felino doméstico pode correr a uma velocidade de 50 km/h.

8 – O Felino esfrega o rosto em objetos e pessoas para marcar com o seu cheiro, como uma assinatura. O odor é deixado por glândulas, que possuem na parte anterior do rosto.

9 – Felino selvagem mia muito menos do que o doméstico. Isso se deve ao fato dos gatos aprenderem que miando chamam a atenção do homem para suas necessidades.

10 – O felino sempre cai de pé, desde que o tempo de queda seja suficiente, para que ele gire seu corpo e se defenda da queda, amortecendo o impacto.

aidan-meyer-142740
11 – O felino mais pesado do mundo era Himmy, um gato australiano que chegou a pesar 21 Kg em 1986 e tinha uma cintura de 84 cm.
 
12 – O felino mais leve do mundo foi um himalaiano de Illinois, que pesava apenas 800 g e media 18,4 cm de comprimento e 7 cm de altura.
 
13 – O felino mais velho do mundo foi o inglês Puss, que morreu de 1939, um dia após ter completado 36 anos. Já a gata mais idosa era também inglesa e morreu em 1957, aos 34 anos.
 
14 – O felino tem cerca de 100 sons vocais ao contrário do cão que apresentam apenas 10.
 
15 – Um gato pode ficar vários dias sem comer se o alimento não lhe agrada e pode até morrer de fome.
 
16 – Os felinos podem chegar a dormir até 16 hs por dia, divididas em vários períodos.
 
17 – Quando o gato está assustado, seu pêlo se eriça por todo o corpo. Quando ele vai atacar, o pêlo se eriça apenas numa estreita faixa dorsal.
 
18 – Um gato enxerga 6 vezes melhor do que um humano à noite, porque necessita de 1/6 da quantidade de luz necessária para o homem enxergar.
 
19 – Gatos têm 30 dentes, enquanto os cães possuem 42. Os dentes de leite são substituídos pelos permanentes, por volta dos 7 meses de idade.
 
20 – Quase 10% dos ossos dos gatos se encontram na cauda, e esta é responsável pela manutenção do seu equilíbrio.
dan-gold-222487
 
21 – Um gato é capaz de pular 5 vezes a sua altura; Gatos possuem 32 músculos que controlam suas orelha. Ele pode girar suas orelhas, independentemente, quase 180 graus, e 10 vezes mais rápido do que o melhor cão de guarda.
 
22 – Por natureza, o gato é solitário e, portanto, não tem necessidade de viver em grupos. Ele considera o homem mais um companheiro do que seu “dono”.
 
23 – Não corte os pêlos do bigode de seu gato, pois são órgão táteis dele.
 
24 – A alergia nos humanos é causada por uma proteína presente na saliva do gato que é depositada nos pêlos durante as lambidas com que os gatos se limpam.
 
25 – A erva do gato (catnip), é muito utilizada em arranhadores e brinquedos, pois após cheirar esta erva o gato chega a um estado de quase êxtase; pula, rola, dá saltos, sendo assim, muito atrativa para o seu gatinho. Mas ao contrário das drogas humanas, o catnip não produz danos à saúde do gato.
 
26 – Os gatos são mais ativos durante a noite. Um gato passa dormindo, em média, cerca de 16 horas por dia. Isto quer dizer que um gato de 7 anos só esteve realmente acordado durante dois anos.
 
27 – A audição do gato é superior à do homem, porém ele é incapaz de diferenciar dois sons vindo da mesma direção.
 
28 – O ditado “a curiosidade matou o gato” originou-se pelo fato de que o gato, apesar de cauteloso, é um dos animais mais curiosos que existe.
 

29 – O ditado “o gato comeu sua língua” surgiu de uma história bastante antiga a respeito de um rei que gostava de impor duras penas aos seus prisioneiros. Este rei era um admirador de gatos. E um certo dia, tendo ao lado seu gato preferido, mandou cortar a língua de um feliz prisioneiro e deu-a de presente ao bichano, que a comeu satisfeito.

30 – Se por um lado as garras do gato funcionam muito bem para escalar árvores subindo pelos troncos, elas não têm a mesma eficácia quando o corpo do bichano está na posição invertida, de descer. Como na maioria das vezes o gato não sabe que seria possível ir para baixo se ficasse na posição de subir e voltasse “de ré”, ele acaba ficando em pânico quando vê que não consegue mais voltar.

erik-jan-leusink-172568

31 – É comum os gatos não darem sinal quando estão com algum tipo de dor ou incômodo. Eles fazem isso para não demonstrarem fraqueza e não serem expulsos do seu território por outros gatos. Trata-se de um comportamento instintivo, por isso os bichanos agem assim mesmo que não existam outros gatos por perto.

32 – A língua dos gatos é mais áspera para facilitar a limpeza da pelagem e a remoção dos pelos que já estão mais velhos e, consequentemente, mais soltos.

33 – Existem cerca de 100 raças de gatos, as mais conhecidas são: abíssinio, sphinx, angorá, persa, himalaio, siamês, pelo curto brasileiro e pelo curto americano.

34 – O ancestral mais remoto do gato se chamava miacis (uma criatura que vivia em árvores), uma espécie do Paleoceno, que viveu há cerca de 40/50 milhões de anos.

35 – Os primeiros indícios de domesticação dos gatos datam de 9.500 atrás, mas estudiosos afirmam que talvez seja ainda mais antiga.

36 – Os gatos eram considerados animais sagrados no antigo Egito. Bastet, a deusa da fertilidade e da felicidade tinha cabeça de gato.

37 – A exportação de gatos era proibida no Egito antigo e o contrabando do animal podia ser punido com a pena de morte.

38 – Os antigos persas acreditavam que ao maltratar um gato preto podíamos estar maltratando um espírito amigo.

39 – No antigo Sião (atual Tailândia), os gatos eram presenteados como forma de honrar uma pessoa.

40 – Não se sabe se o gato é capaz de enxergar o vermelho (ele podem vê-la como cinza ou preto), mas é quase certo que distinguem o verde, o azul e o amarelo.

jill-heyer-8708

41 – Proporcionalmente ao corpo, os gatos estão entre os mamíferos com os maiores olhos.

42 – Os olhos de um filhote abrem cerca de sete dias depois do nascimento. Eles começam a ouvir 15 dias depois de nascidos.

43 – Gatos siameses são normalmente estrábicos (vesgos).

44 – Gatos de pelagem branca e olhos azuis tem surdez parcial ou total.

45 – Os gatos possuem 24 bigodes agrupados de 4 em 4. Os bigodes são usados para medir distâncias.

46 – O gato doméstico é uma das raras espécies que conseguem manter a cauda ereta enquanto andam. A propósito, os gatos andam na ponta dos dedos.

47 – Quando se esfregam um nos outros, os gatos estão, na verdade, fazendo um gesto de amizade. Quando uma fêmea se esfrega em um macho, está demonstrando interesse sexual.

48 – Gatos adultos saudáveis passam 15% da vida dormindo.

49 – Gatos passam cerca de 30% da vida se limpando!!

50 – Ninguém sabe o porquê, mas é fato que gatos respondem com mais facilidade aos nomes terminados com “i” .

michal-grosicki-185666

51 – A expectativa de vida de um gato é de 16 anos, mas já ouve animais que viveram bem mais do que isso.

52 – Gatos com pelos de três cores normalmente são fêmeas.

53 – A fobia (medo patológico) de gatos é chamada de ailurofobia.

54 – A história de que os gatos tem sete vidas podia bem ser verdade! Estudiosos norte-americanos estudaram o caso de um gato que caiu 21 metros sem sofrer nenhuma lesão. O caso mais incrível registrado até hoje é de um gato que despencou de 96 metros (o equivalente a 32 andares) e sobreviveu.

55 – Se de repente o gato salta para perto da janela, mira fixamente um ponto na rua e começa a fazer um som trêmulo, é por que está vendo uma caça potencial fora do seu alcance.

56 – Se um gato arreganha os dentes, eriça os pelos e emite um ruído baixo e ao mesmo tempo ameaçador, é sinal de que ele não está de bom humor.

57 – Os cachorros não são predadores naturais dos gatos. Quando um cachorro late para um gato é por que este lhe é estranho e está invadindo o seu território. Criados juntos, cães e gatos podem ser bons amigos.

58 – Os gatos de desenhos animados mais famosos são: Frajola, Tom, Gato Félix, Gato de Botas, Manda-Chuva, Garfield, Chuvisco, Zé Bolha e Hello Kitty.

59 – Gatos são animais limpos, acima de tudo. Não trocar a água com frequência pode fazer com que ele procure outros lugares para se hidratar em busca de água fresca. E não importa onde seja, desde que ele encontre água nova. Deixe sempre água limpa e fresca no potinho do seu peludo.

60 – Mais uma vez, os gatos e a limpeza: entre fazer as necessidades em uma caixa de areia suja ou em qualquer lugar limpo da casa, o que você acha que eles escolhem? Mantenha a caixinha dele sempre limpa.

nomao-saeki-156273

61 – A hora da refeição é uma hora sagrada. Gatos têm o hábito de se alimentar várias vezes ao dia, pequenas quantias. Não atrapalhe esse momento, pois ele vai simplesmente sair – e deixar você e a comida de lado.

62 – A hora do banho, para esses animais tão limpos, também é uma hora sagrada. Espere ele acabar de se limpar para dar todo o carinho a ele.

63 – Eles odeiam barulhos e ruídos altos, pois tem uma audição muito sensível. Isso inclui campainhas, assovios, pessoas gritando, música muito alta e principalmente fogos de artificio. Por isso, respeite a paz do peludo.

64 – Gatos são possessivos, e odeiam que alguém invada seu território. Quando um novo gato entra na casa, eles ficam nervosos – mesmo que por pouco tempo – e têm até mudanças comportamentais, até que se tornem amigos dos novos membros da família. Mas é tudo questão de tempo e eles se adaptam.

65 – O padrão do nariz de um gato é tal e qual a impressão digital de um humano, é único.

66 – Os gatos necessitam de 5 vezes mais proteína do que os cães, por isso, não se deve dar comida de cão a um gato.

67 – O maxilar de um gato não se movimenta lateralmente.

68 – Quando bebem, os gatos sorvem o líquido para trás com a língua.

69 – A cor dos olhos de um gatinho vai mudando à medida que o tempo passa.

70 – Os gatos domésticos ronronam ao mesmo tempo que expiram e inspiram.

71 – Os gatos têm 5 dedos nas patas da frente e 4 nas patas de trás.

72 – A temperatura normal de um gato é de 38ºC.

73 – Um gato inspira cerca de 20 a 40 vezes por minuto.

74 – Ronronar nem sempre é um sinal de felicidade: um gato pode ronronar quando está com dores.

75 – A gestação de uma gata dura 9 semanas.

76 – Durante o período reprodutivo da vida de uma gata, uma fêmea pode ter mais de 100 gatinhos.

77 – Os gatos recebem um sentido de segurança pela voz do dono, por isso, deve-se ter atenção ao tom da voz (um gato percebe se estiver a gritar com ele, no entanto, isso não significa que ele se interesse).

78 – Há um ditado que diz que quando um gato dorme com as 4 patas enroladas debaixo do corpo, vem aí muito frio.

79 – Os antigos egípcios rapavam as sobrancelhas como sinal da morte de um gato.

80 – As famílias de gatos funcionam melhor em números pares, gatos e gatinhos devem ser adotados em pares, sempre que possível.

Sabe mais curiosidades felinas? Divide com a gente!

Gostou do conteúdo? Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Comentários no Facebook