| Tudo sobre Cães e Gatos

3 dicas infalíveis para fazer seu cão dormir na cama dele

6.88K 20
3 dicas infalíveis para fazer seu cão dormir na cama dele

Comprar uma caminha para o cachorro, mas não conseguir fazê-lo dormir na cama dele?

É comum muitos donos deixar seu cachorro se aninhar com você na hora de dormir, depois, por motivos diferentes, quererem que o animal se acostume novamente a dormir na cama dele.

Isso pode acontecer porque o cão se movimenta muito, acorda durante a noite, ronca ou porque o tutor arrumou um novo companheiro(a). Mas, independentemente do motivo, é possível sim que ele volte a dormir na cama dele.

Porém, para cães que têm tendência a desenvolver (ou já apresentam) sinais de ansiedade de separação, recomendamos que não durmam com os seus tutores por um período, para auxiliar na independência desse cãozinho. Nesse caso, é importante para eles terem a presença dos donos em casa, mas não passarem o tempo todo grudados com eles.

Leia também:

Por que o seu cão treme enquanto está dormindo?

Quatro motivos dos gatos amarem dormir com os seus donos

Qual é o mais inteligente? O gato ou o cachorro?

Para que funcione você não deve deixar que ele suba na cama sem sua autorização. Ensinar é um processo que pode durar semanas. Mas se for paciente e se mantiver firme, terá sucesso e recuperará o seu espaço na hora do sono.

1 – A CAMA PRECISA SER CONFORTÁVEL
Coloque a cama em um local confortável, como a sala ou seu quarto. Assim como nós, os cachorros gostam de conforto, por isso, é muito importante que a caminha que você escolher seja bem confortável.

Ele precisa primeiro se acostumar com a nova caminha, forre-a com uma camiseta ou qualquer peça de roupa sua, que ajudará bastante na longa noite de sono.

dormir na cama 3

Dica importante: Não deixar que o animal durma o dia todo e  devemos levá-lo para passear regularmente, pois assim conseguiremos cansá-lo e fazê-lo dormir em qualquer lugar.

2 –  RELACIONAR A CAMA COMO ALGO BOM
Ao encontrá-lo na caminha você deve reforçá-lo positivamente com um prêmio, uma carícia ou uma palavra carinhosa, assim ele irá associar a caminha à algo bom e legal.

dormir na cama 2

Dormir na cama dele é a melhor opção.

3 – MOSTRE QUE ESTE É O LUGAR DELE
A mais importante de todas as dicas, é ter paciência e dedicação. Toda vez que seu cachorro subir em sua cama ou no sofá para dormir, você deve tirá-lo e colocá-lo na caminha dele. Fazendo as repetições de colocar ele na caminha, toda vez que ele insistir em subir na sua, ele irá entender qual o local correto para dormir, e irá de acostumar.

dormir na cama

Caso queira autorizar algumas vezes que ele suba na cama, não tem problema, só seja claro com o cachorro, o convide para subir ou o coloque na cama, que ele entenderá a diferença de subir somente quando for convidado, mas quando não for, deverá permanecer na própria cama.

Essas mudanças não acontecem da noite para o dia. É necessário ter bastante paciência, mas, seguindo essas orientações, principalmente nos casos em que o cachorro acostumado a dormir na na sua cama. Você consegue tudo isso seguindo essas regrinhas, para assim todos terem uma boa noite de sono.

Fonte: Naturalis, Canal do Pet

Gostou do conteúdo? Curta o nosso Facebook, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Comentários no Facebook