| Tudo sobre Cães e Gatos

Entenda porque muitos gatos não gostam de tomar banho

8.89K 8
Entenda porque muitos gatos não gostam de tomar banho
Existe uma crença generalizada de que gatos costumam a ser relutantes para tomar banho, ou pelo menos a não manter qualquer contato com a água a não ser que seja essencial. Muitas vezes quando você tenta dar banho nos gatinhos, eles ficam com raiva e angustiados e podem morder e arranhar. Mas entenda por que os gatos não gostam de água.

Leia também:

6 Dicas de como fazer brinquedos para o seu gato sem gastar muito

Razões para ter um gato em sua vida

Animais com síndrome de down – Entenda como funciona!

Gatos e mulheres grávidas: Podem conviver bem?

Entenda por que os gatos têm medo de água:

Este medo da água é um fato muito curioso e interessante dos felinos, os gatos não são os únicos que sofrem, embora todos sejam grandes nadadores, incluindo os leões. Por exemplo, leões não gostam nada de ter que atravessar um rio, se não uma necessidade extrema, pois a todo o custo, evitam um mergulho. Já os tigres adoram caçar em ambientes com água.

entenda

A origem desta fobia é associada com a origem dos gatos. A maioria das raças de gatos vêm do Oriente Médio, regiões com clima de deserto. Suas origens no deserto fizeram reter alguma desconfiança sobre a água. Essas são situações que fazem com que a gente entenda melhor essa estranheza quanto a água.

Por o outro lado, os gatos não são covardes, mas muito cautelosos e desconfiados. Ao encontrar algo estranho tendem a observar cuidadosamente e de longe. A água é algo que os surpreende muito, não só os assusta, mas também provoca curiosidade. Você já viu o seu gato assistindo o pingar de uma torneira? É realmente um mistério para eles.

Estes sentimentos de atração e medo podem ser confusos, mas também mostram que o ódio pela água não é eterno e pode ser superado. Você pode acostumar o seu gato à água, apenas terá de ter paciência e começar a acostumar o gatinho desde filhote. Siga estas instruções:

  • É importante usar água quente no processo de adaptação, uma vez que os gatos adoram o calor e então será mais confortável para eles.
  • Comece a adaptação em um dia em que seu gato aparente estar sentindo-se confortável e tranquilo, um local onde não haja ruído externo ou pessoas.
  • Molhe o gatinho com um pano úmido lentamente para evitar que gere rejeição e vá aumentando a quantidade de água.
  • Vai um passo além e siga molhando todas as partes do corpo do gatinho.
  • Quando você notar que o gato está acostumado ao pano molhado, tente colocar o animal em uma tigela com pouca água. Deixe que ele se acostume e tente brincar com a água.
  • Se você ver que o gato se acostumou a brincar com a pouca água na tigela, pode começar a complementar o banho com um pano molhado, e ir jogando mais e mais água na bacia.
  • Se você começar assim, o seu gato provavelmente não vai reagir negativamente à ação de contato com a água. Seu gato vai se acostumar com o banho de forma calma e alegre.

Raças de gatos que costumam gostar de água:

Existem algumas raças de gatos gostam muito de água. Tocar, observar ou até mesmo nadar naturalmente. Estas são as 10 raças que mais gostam de água:

  1. Angora turco: eles adoram mergulhar.
  2. Gato de Bengal: em geral, amam brincar com a água.
  3. Pixie-Bob: ele pode até se jogar na banheira, se você não tiver cuidado.
  4. Maine coon: estes gatos enormes gostar muito de brincar com água.
  5. Van turco: ele é um gato raro é apelidado de “o gato nadador” Por que será?
  6. Abissínio: é uma raça de origem egípcia que não tem medo de um bom banho.
  7. Gato norueguês da floresta: Este é um gato que anda pela neve sem problemas e gosta de brincar com água.
  8. Savannah: mistura de gato selvagem Africano e gato doméstico. Adora a água.
  9. Bobtail japonês: observa com fascinação os movimentos da água.
  10. Manx: simplesmente adora observar a água.

E seu gatinho gosta de água? Você precisou de tempo para ele se adaptar? Ele gosta de tomar água na pia do banheiro? Você tem ou já teve alguma das raças acima? Conte-nos como é seu gato, se ele conseguiu enfrentar seus medos e como tem sido sua experiência com a água.

Gostou do conteúdo? Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Comentários no Facebook