Os cães e gatos sofrem muito nas festas de fim de ano. Por isso reunimos alguns cuidados que você deve tomar.
Para os pets as festas de fim de ano é uma época que pode ser traumática. Fogos de artifício, grande número de visitas em casa e alimentos natalinos ameaçam o sossego e a saúde dos bichos de estimação. Com algumas dicas de como cuidar de seu animalzinho pode ajudar a prevenir os problemas. “Os donos precisam ser proativos e se organizar com seus animais muito antes das festas de Natal e Reveillon”.
Leia também:
A3 dicas infalíveis p/ fazer seu cão dormir na cama dele
Brinquedos para pet – Cuidados
Alimentos naturais para gatos – Saiba o que pode.
Muito cuidado com os enfeites natalinos:
Os enfeites decorativos nas árvores de Natal chamam muita atenção dos pets, mas é preciso tomar muito cuidado. Cães e gatos podem acabar engolindo bolas, laços e partes de objetos pontiagudos.

Intoxicação alimentar:
Este é um dos principais problemas neste período para as emergências veterinárias.
Por isso, evite dar restos de aves com ossos, e o cuidado com o lixo de fácil alcance, eles devem ser evitados já que podem causar danos à saúde e até mesmo perfurações de órgãos internos vitais. Mais cuidado ainda com os chocolates que são tóxicos aos cães. Outro cuidado que você também deve ter é com o Álcool, pois causa problemas respiratórios e até mesmo o coma. Frequentemente as pessoas esquecem seus copos com bebidas alcoólicas em lugares de fácil acesso. Fique atento!
Sabemos que é difícil, mas você tem que resistir aos olhares “pidões” e não oferecer pedaços de comida para os animais. E se você não quiser deixar seu pet fora da ceia, existem produtos específicos que podem ser uma boa opção de alimentação, como panetone com ingredientes próprios para os pets.

Um dos maiores problemas das festas de fim de ano são os fogos de artifício:
O principal barulho que costuma tirar a calma de cães e gatos são os fogos de artifício que provocam um imenso pânico nos animais que podem saltar janelas, muros, e se atirarem em lugares perigosos em busca de fuga causando acidentes dos mais variados tipos.
Os cachorros, em especial, apresentam uma sensibilidade e incômodo maior ao barulho devido à sua audição avançada e super apurada. Pra você ter uma ideia, para os cães, o barulho que os foguetes fazem é equivalente à uma explosão de uma bomba atômica.
“É possível comprar CDs com sons de fogos de artifício para acostumar os animais desde cedo com esse barulho”, O ideal seria colocar para tocar baixinho e aumentar gradativamente esses CDs durante momentos prazerosos dos animais, como a hora da comida. Assim, eles não irão associar os fogos com algo negativo.

Viajando com o seu pet:
Se for aproveitar a virada do ano e tiver que viajar, certifique-se de que a viagem será confortável. Viajar de carro é preciso tomar alguns cuidados: deixe o animal em jejum por, pelo menos duas horas antes da viagem, para que ele não vomite no caminho. Faça paradas para que ele possa urinar e beber água. E não esqueça o cinto de segurança apropriado para cães, já para os gatos utilize a caixa de transporte, e nunca os deixem fechados e sozinhos no interior do carro.
Gostou do conteúdo? Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.