| Tudo sobre Cães e Gatos

Alguns cuidados com os pets nas festas de fim de ano

1.68K 3
Alguns cuidados com os pets nas festas de fim de ano

Os cães e gatos sofrem muito nas festas de fim de ano. Por isso reunimos alguns cuidados que você deve tomar.

Para os pets as festas de fim de ano é uma época que pode ser traumática. Fogos de artifício, grande número de visitas em casa e alimentos natalinos ameaçam o sossego e a saúde dos bichos de estimação. Com algumas dicas de como cuidar de seu animalzinho pode ajudar a prevenir os problemas. “Os donos precisam ser proativos e se organizar com seus animais muito antes das festas de Natal e Reveillon”.

Leia também:

A3 dicas infalíveis p/ fazer seu cão dormir na cama dele

Brinquedos para pet – Cuidados

Alimentos naturais para gatos – Saiba o que pode.
Muito cuidado com os enfeites natalinos:

Os enfeites decorativos nas árvores de Natal chamam muita atenção dos pets, mas é preciso tomar muito cuidado. Cães e gatos podem acabar engolindo bolas, laços e partes de objetos pontiagudos.

cachorro-lindo
Intoxicação alimentar:

Este é um dos principais problemas neste período para as emergências veterinárias.
Por isso, evite dar restos de aves com ossos, e o cuidado com o lixo de fácil alcance, eles devem ser evitados já que podem causar danos à saúde e até mesmo perfurações de órgãos internos vitais. Mais cuidado ainda com os chocolates que são tóxicos aos cães. Outro cuidado que você também deve ter é com o Álcool, pois causa problemas respiratórios e até mesmo o coma. Frequentemente as pessoas esquecem seus copos com bebidas alcoólicas em lugares de fácil acesso. Fique atento!
Sabemos que é difícil, mas você tem que resistir aos olhares “pidões” e não oferecer pedaços de comida para os animais. E se você não quiser deixar seu pet fora da ceia, existem produtos específicos que podem ser uma boa opção de alimentação, como panetone com ingredientes próprios para os pets.

cachorrro-festas
Um dos maiores problemas das festas de fim de ano são os fogos de artifício:

O principal barulho que costuma tirar a calma de cães e gatos são os fogos de artifício que provocam um imenso pânico nos animais que podem saltar janelas, muros, e se atirarem em lugares perigosos em busca de fuga causando acidentes dos mais variados tipos.
Os cachorros, em especial, apresentam uma sensibilidade e incômodo maior ao barulho devido à sua audição avançada e super apurada. Pra você ter uma ideia, para os cães, o barulho que os foguetes fazem é equivalente à uma explosão de uma bomba atômica.
“É possível comprar CDs com sons de fogos de artifício para acostumar os animais desde cedo com esse barulho”, O ideal seria colocar para tocar baixinho e aumentar gradativamente esses CDs durante momentos prazerosos dos animais, como a hora da comida. Assim, eles não irão associar os fogos com algo negativo.

cachorro-gato
Viajando com o seu pet:

Se for aproveitar a virada do ano e tiver que viajar, certifique-se de que a viagem será confortável. Viajar de carro é preciso tomar alguns cuidados: deixe o animal em jejum por, pelo menos duas horas antes da viagem, para que ele não vomite no caminho. Faça paradas para que ele possa urinar e beber água. E não esqueça o cinto de segurança apropriado para cães, já para os gatos utilize a caixa de transporte, e nunca os deixem fechados e sozinhos no interior do carro.

cachorro-e-gato-viagem

Gostou do conteúdo? Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Comentários no Facebook