| Tudo sobre Cães e Gatos

Como Tirar Cheiro de Urina de Gato do Sofá Passo à Passo

13.86K 3
Como Tirar Cheiro de Urina de Gato do Sofá Passo à Passo

Existem diversos motivos pelos quais os gatos fazem xixi fora da sua caixa sanitária. Porém, independente do motivo, o cheiro de urina de gato convida o gato a fazer xixi novamente naquele local. O ideal é que o gato urine e defeque na caixa de areia, pois a areia (de boa qualidade) absorve a urina sem deixar que fique o cheiro. Porém tem que manter a caixa de areia limpa, e longe dos potes de água e comida, senão o gatinho pode se recusar a usar e fazer xixi em outro lugar da casa.

A limpeza do cheiro de urina em ambientes como banheiro, lavanderia, quintal, e demais ambientes com superfície impermeável, é fácil, separamos algumas dicas:

Leia também:

Arranhador para gatos – Como incentivar o felino a usar

Animais com síndrome de down – Entenda como funciona!

Cio nas gatas – Castração e ciclos

Lavar o local com água e sabão em pó normalmente;
NÃO utilize produtos com cloro pois o cheiro se assemelha à amônia, presente na urina do gato, e assim o gato territorialista vai urinar novamente no local;
Passe um pano umedecido com vinagre (de preferência de limão) depois da limpeza com água e sabão;
Depois de de ter secado, passe um pano com um desinfetante, ou um neutralizador de odores de sua preferência.
Em pisos de madeira a limpeza tem que ser feita imediatamente, pois a urina pode manchar e penetrar na madeira, assim o cheiro fica mais difícil de ser eliminado, sendo necessária a limpeza de mais de uma vez no mesmo local até a eliminação completa do cheiro de urina.

Para eliminar o cheiro de tecidos e superfícies porosas é um pouco mais complicado, pois os tecidos absorvem rapidamente a urina. No caso de sofá e almofadas se a urina penetrar na espuma o cheiro vai ficar, e então só com uma limpeza profunda.

Produto caseiro para tirar cheiro de urina de gato:

Vinagre (preferencialmente de limão);
Água;
Bicarbonato de Sódio;
Detergente de Louça (preferencialmente cítrico);
Água Oxigenada 3% (ATENÇÃO! Tem que ser 3%, pois se o volume for maior pode descolorir o tecido.

1º Com um papel toalha ou uma fralda de pano pressione o local com urina até que tenha absorvido tudo, use mais papel toalha se necessário, não esfregue!

2º Com uma solução de 50% de água e 50% de vinagre (de limão preferencialmente) borrife no local até que penetre nas fibras mais profundas (sofás por exemplo), deixe agir por alguns minutos, e depois absorva o excesso com papel toalha ou fralda de pano;

3º Salpique Bicarbonato de Sódio no local;

4º Misture ¼ de xícara de água oxigenada 3% com uma colher de chá de detergente para louça, e borrife a solução sobre o bicarbonato de sódio, esfregue com uma escova de dentes velha ou uma escovinha macia, para não estragar o tecido, deixe secar;

5º Após seco remova o pó do bicarbonato de sódio com aspirador ou escovinha.

O bicarbonato de sódio poderá ser espalhado em tapetes e até mesmo em sofá, e depois de agir por alguns minutos ser aspirado para tirar o cheiro do animal de estimação, e até mesmo cheiro de cigarro e outros odores.

ATENÇÃO: Sempre use luvas! Faça o teste da água oxigenada em um pequeno pedaço do tecido antes de se aventurar a jogar a mistura, pois mesmo sendo 3% ele pode manchar.

cheiro de urina

Produtos para tirar cheiro de urina de gato:

Existem alguns produtos que o mercado oferece que podemos dar nosso ok para indicar, como o Coala e o Herbalvet, ambos realmente funcionam. São poucos os produtos que mostram efeito quando o assunto é urina do gato.

Coala, é um concentrado de Óleo de Eucalipto de 140 ml. Esse foi muito eficaz na odorização do ambiente! Em um balde com água coloque poucas gotinhas do produto e depois com um pano umedecido nesta mistura passe pela casa para odorizar, o cheiro permanece na casa por um bom tempo. Recomendadíssimo, pois além de ser eficaz ele rende bastante por usar somente algumas gotas. Só não gosto do de Citronela, pois o cheiro não me agrada, mas para quem quiser afastar moscas e mosquitos é super indicado. O de Lavanda é uma delícia.

Herbalvet Ourofino, é um desinfetante e desodorizador específico para uso em canis, gatis, clínicas veterinárias e em casas onde tenham 60 gatos. É mega eficaz no que propõe, tira o cheiro MESMO! As embalagens vem com 1 litro, porém o produto rende muito, são 10 ml do produto para 5 litros de água! O produto não é muito barato, mas vale a pena, ainda mais se tiver poucos animais em casa, pois o produto vai render por muito tempo. Esse tem o selo Cat Rangers de aprovação!

Nunca grite nem puna o animal por fazer xixi nos locais errados. Ao invés disso, leve-o rapidamente para a caixa sanitária. Assim, ele vai acabar entendendo que o banheiro é ali.

Troque a areia sanitária com mais frequência. Os gatos gostam de caixas limpas, assim como nós humanos preferimos banheiros cheirosos. Se você começar a negligenciar essa limpeza, o animal vai acabar fazendo xixi em outros locais. Mantenha a caixa num local calmo e longe da ração.

Castre ou esterilize o animal. Assim, ele não vai urinar apenas para marcar o território. Além disso, você não vai ter que cuidar dos filhotes também!

Leve o bichano ao veterinário. Embora acidentes aconteçam, pode estar havendo algum problema mais sério. Discuta a situação com um veterinário, pois algumas condições, como infecção urinária, doença renal ou diabetes, podem ser fatais.

Adaptado de http://www.catsofaustralia.com/urinestainremoval.htm

Gostou do conteúdo? Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Comentários no Facebook