| Tudo sobre Cães e Gatos

Como os cachorros enxergam os seus donos, as cores e o mundo

382 0
Como os cachorros enxergam os seus donos, as cores e o mundo

Como os cachorros enxergam? Ao contrário do que a maioria das pessoas imaginam, os cães podem sim enxergar as cores, não tão bem como nós humanos, mas conseguem tranquilamente distinguir as cores quase tanto quanto nós, embora que não com a mesma clareza – eles enxergam cores não tão vivas quanto os seus donos (a não ser que o dono seja daltônico). Saiba como o seu cachorro enxerga os seus donos, as cores e o mundo aqui neste post.

Você sabia? Cães ajudam você a conquistar um novo amor!

Saiba quais são as raças brasileiras mais famosas de cachorros

Como os cachorros enxergam?

Se você tem um cãozinho em casa, já deve ter percebido que ele identifica quanto enxerga outro cão ou um animal qualquer na TV, e na maioria das vezes ele enxerga algumas coisas antes mesmo de você. Isso porque ele além de possuir um olfato infinitamente mais apurado que o nosso, ele possui mais facilidade do que você em enxergar objetos ou animais em movimento, e ainda podem enxergar melhor do que nós no escuro.

Então, as cores que os cães enxergam são limitadas e não são tão variadas e vivas como as dos seres humanos, e Stanley Coren explica com bastante clareza: Os olhos dos humanos e dos cães contém células especiais chamadas de ‘cones’ que possuem a função de capturar e reagir à luz. O seu cão possui menor quantidade de cones que você, e por isso ele não enxerga as cores tão bem.

Os humanos possui três tipos de cones, que conseguem ver o mundo em visão tricomática, ou seja, muito colorido. Já os cães possuem visão dicromática, e conseguem identificar as cores como se fosse um humano daltônico. De acordo com Jay Neitz, da Universidade da Califórnia, em Santa Barbara, o cão tem dificuldades em identificar verde, amarelo, laranja e vermelho. Todas essas cores eles enxergam amareladas. Isso porque ele possui os cones violeta (azul em humanos) e o amarelo esverdeado (vermelho para humanos), já os cones verdes são ausentes.

Como os cachorros enxergam as cores do arco-íris (laranja, amarelo, verde, azul e violeta)

As cores do arco-íris ele identifica assim: preto, amarelo escuro (marrom), amarelo claro, cinza, branco, azul claro, azul escuro. Basicamente os cachorros enxergam as cores do mundo em amarelo, cinza e azul.

O que tem de mais curioso nessa história é que as cores dos brinquedos para cachorros, que na maioria são vermelhos, dificultam a localização pelo seu cãozinho, caso você brinque com ele, e isso nada tem a ver com a inteligência dele.

E então, o que achou do post? Deixe seu comentário logo abaixo! Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Comentários no Facebook