| Tudo sobre Cães e Gatos

Como funcionam os olhos dos gatos [visão noturna e muito mais]

269 0
Como funcionam os olhos dos gatos [visão noturna e muito mais]

Se você tem um felino em casa, já deve ter percebido que os seus olhos são muito lindos, possuem visão noturna e encantam todo mundo. Os olhos dos gatos são fundamentais para a sua sobrevivência, pois ele possui excelentes ferramentas para se movimentar, capturar presas e para fugir de grandes predadores. Aqui neste artigo, entenda como funcionam os olhos dos gatos. Confira!

Leia também:

Como adotar um Gatinho – saiba como funciona a adoção

Como funcionam os olhos dos gatos – Visão noturna

Enormes e misteriosos, só o seu tamanho já nos fascina: proporcionalmente são muito maiores que os olhos da maioria dos animais, assim como outros animais de hábitos noturnos. Essa característica é utilizada para capturar mais luz do ambiente e assim ter a visão noturna.

Os gatos enxergam à noite, pois eles tem uma camada atrás da retina, com função espelho, que reflete a luz conforme a luminosidade entra nos olhos, fazendo com que um número maior de cones receba. Os seus olhos brilham no escuro justamente por causa da membrana refletora. Com isso, eles conseguem enxergar muito bem em ambientes com pouca iluminação.

 Como são os olhos dos gatos

Os olhos dos gatos tem uma pupila que muda de formato, pois os músculos da íris se contraem na vertical, formando uma fenda. Assim, os músculos se dilatam dominando praticamente a totalidade do globo ocular, fornecendo uma enorme captação de luz.

Na parte interna dos olhos dos gatos, tem uma membrana denominada nictitante, que é uma espécie de terceira pálpebra, que protege os seus olhos de danos e de ficarem sem umidade. Essa membrana pode ser vista quando os gatos estão com os olhos semicerrados. Entretanto, ela é imperceptível quando os seus olhos estão abertos completamente. Ela fica no canto interno dos olhos. Ao adoecer, essa membrana pode cobrir o olho inteiro. Atenção: e isso acontecer com o seu gato, leve-o correndo ao veterinário.

Através dos seus olhos você pode perceber várias situações, com o seu estado de espírito e se está assustado ou não. Quando o gato está sob iluminação normal, ele fica com as pupilas pequenas.

Cor dos olhos

Todos os felinos nascem com olhos azuis, e eles vão mudando de cor, a medida que vão crescendo. A coloração dos seus pelos também está associado à cor dos seus olhos.

 

Você sabia, que de acordo com seu humor, os olhos do gato podem mudar de cor!? Sim, isso mesmo! Os gatos negros costumam ter olhos verdes, amarelos ou cobre, somente no caso de terem uma anomalia genética, podem ter os seus olhos azuis. No entanto, os gatos brancos, ou com uma porção de manchas brancas, podem ter olhos azuis, verdes, amarelos ou cobre. Os gatos com manchas nos rabos, patas e focinhos, têm olhos azuis. Faça o teste! Qual a cor dos olhos do seu gato?

E então, o que achou do post? Deixe seu comentário logo abaixo! Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Comentários no Facebook