Banho em filhote certamente é uma das dúvidas mais constantes nos donos de cachorros de primeira viagem, então segue as dicas que preparamos com carinho para você:
Banho em filhote de cachorro, pode?
Quando você adota ou compra um filhote de cachorro, precisa vacinar, certo? Isso é obrigatório para proteger seu cãozinho de futuros problemas. Então prefira aguardar o período completo da vacinação para sair de casa com seu cãozinho, para evitar quaisquer problemas na eficácia da vacina, duas semanas após a última vacina já é o suficiente para estar bem protegido.
Uma mudança brusca na temperatura no corpinho do filhote, pode desencadear alguma reação, principalmente os filhotes de cães de porte pequeno.
Leia também:
Cães salvam a vida de donos pelo cheiro – Entenda:
Você usa caixa de transporte? Veja a maneira correta de transportar seu pet
Animais com síndrome de down – Entenda como funciona!
Quando pode dar banho em filhote de cachorro?
Como falamos anteriormente, duas semanas após a última vacina do filhote, ele já pode sair de casa tranquilamente e também não tem problemas quanto a mudanças na temperatura do corpo.
Mas não há necessidade de ir a um Pet shop, afinal, por ser um bebê ele pode se assustar com as pessoas que não conhece e acabar traumatizado.
Primeiro banho do filhote de cachorro
Uma dica importante para o primeiro banho do filhote é que seja dado em casa, no seu colo, com a água quentinha do chuveiro. Assim cria um ambiente tranquilo, um momento agradável e evita traumas que poderiam acontecer se fosse levado a um Pet shop.
Não podemos esquecer de destacar que o pH da pele dos cachorros são muito diferentes do nosso, por isso, em hipótese alguma, devemos usar o shampoo que usamos no banho deles. Isso poderia acarretar em uma irritação na pele e muitas coceiras.
Portanto utilize um shampoo específico para cães, preferencialmente neutro e com menos cheiro possível, ou até mesmo um shampoo para bebês. Eles não gostam de cheiro forte e muitos se esfregam na terra para amenizar o perfume que ficou após o banho, ou seja, seu trabalho vai por água a baixo. Alguns veterinários recomendam dar um banho apenas com algodão umedecido em água morna, até mesmo com lenços umedecidos ou um produto para banho a seco .
Não tem necessidade de dar mais de um banho por mês e nem o uso de condicionadores. Caso você veja necessidade de dar mais banhos, converse com um veterinário de confiança e peça uma indicação de um shampoo hidratante para que não cause alergias.
O banho ajuda a proteger a pele do cachorro de fungos e parasitas, mas precisamos ter bom senso quanto a frequência. A pelagem também influencia nos intervalos, por exemplo, para os cães de pelo baixo é suficiente tomar banho a cada 6 ou 8 semanas, já os mais peludinhos, podem tomar banho com intervalos de 4 a 6 semanas e os cães bem peludos mesmo, podem tomar banho a cada 4 semanas com segurança.
Gostou do conteúdo? Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.