| Tudo sobre Cães e Gatos

Como dar Banho em Filhote de Cachorro?

2.97K 2
Como dar Banho em Filhote de Cachorro?

Banho em filhote certamente é uma das dúvidas mais constantes nos donos de cachorros de primeira viagem, então segue as dicas que preparamos com carinho para você:

Banho em filhote de cachorro, pode?

Quando você adota ou compra um filhote de cachorro, precisa vacinar, certo? Isso é obrigatório para proteger seu cãozinho de futuros problemas. Então prefira aguardar o período completo da vacinação para sair de casa com seu cãozinho, para evitar quaisquer problemas na eficácia da vacina, duas semanas após a última vacina já é o suficiente para estar bem protegido.

Uma mudança brusca na temperatura no corpinho do filhote, pode desencadear alguma reação, principalmente os filhotes de cães de porte pequeno.

banho em filhote

Leia também:

Cães salvam a vida de donos pelo cheiro – Entenda:

Você usa caixa de transporte? Veja a maneira correta de transportar seu pet

Animais com síndrome de down – Entenda como funciona!

Quando pode dar banho em filhote de cachorro?

Como falamos anteriormente, duas semanas após a última vacina do filhote, ele já pode sair de casa tranquilamente e também não tem problemas quanto a mudanças na temperatura do corpo.

Mas não há necessidade de ir a um Pet shop, afinal, por ser um bebê ele pode se assustar com as pessoas que não conhece e acabar traumatizado.

Primeiro banho do filhote de cachorro

Uma dica importante para o primeiro banho do filhote é que seja dado em casa, no seu colo, com a água quentinha do chuveiro. Assim cria um ambiente tranquilo, um momento agradável e evita traumas que poderiam acontecer se fosse levado a um Pet shop.

Não podemos esquecer de destacar que o pH da pele dos cachorros são muito diferentes do nosso, por isso, em hipótese alguma, devemos usar o shampoo que usamos no banho deles. Isso poderia acarretar em uma irritação na pele e muitas coceiras.

Portanto utilize um shampoo específico para cães, preferencialmente neutro e com menos cheiro possível, ou até mesmo um shampoo para bebês. Eles não gostam de cheiro forte e muitos se esfregam na terra para amenizar o perfume que ficou após o banho, ou seja, seu trabalho vai por água a baixo. Alguns veterinários recomendam dar um banho apenas com algodão umedecido em água morna, até mesmo com lenços umedecidos ou um produto para banho a seco .

Não tem necessidade de dar mais de um banho por mês e nem o uso de condicionadores. Caso você veja necessidade de dar mais banhos, converse com um veterinário de confiança e peça uma indicação de um shampoo hidratante para que não cause alergias.

O banho ajuda a proteger a pele do cachorro de fungos e parasitas, mas precisamos ter bom senso quanto a frequência. A pelagem também influencia nos intervalos, por exemplo, para os cães de pelo baixo é suficiente tomar banho a cada 6 ou 8 semanas, já os mais peludinhos, podem tomar banho com intervalos de 4 a 6 semanas e os cães bem peludos mesmo, podem tomar banho a cada 4 semanas com segurança.

Gostou do conteúdo? Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Comentários no Facebook