As pulgas incomodam bastante os cães e gatos, podem deixar estes animais estressados e até lhes causar doenças, por isto é importante mantê-las bem longe do seu animalzinho de estimação. A coleira antipulgas auxilia muito nessa batalha.
Um dos problemas na tentativa de exterminar as pulgas é que elas se reproduzem de forma muito rápida por isto é importante combatê-las o quanto antes, pois assim ficará mais fácil livrar-se delas.
Leia também:
Como Acabar com Pulgas em Gatos – Passo a Passo
Pulga Zero – Saiba como combater
Animais com síndrome de down – Entenda como funciona!
As pulgas começam a atacar os cães e os gatos porque ela se alimenta do sangue deles. Rapidamente elas vão se reproduzindo, se espalham por todo o corpo do animal e começam a infestar também a casa, principalmente o local onde o animalzinho dorme e frequenta. Em pouco tempo vai ser quase impossível livra-se das pulgas, porque mesmo mantendo o animalzinho limpo as pulgas estarão presentes por todos os lugares e voltarão a buscar nele o alimento que elas tanto precisam.
Uma das grandes aliadas nesta difícil batalha são as “coleiras antipulgas” que são indicadas principalmente para aqueles animais que ficam em locais abertos, vão sempre à rua e precisam de uma proteção extra.
Também é indicada para aqueles animais que não se dão bem com os ‘remédios’ utilizados, que podem causar irritação na pele do cão ou do gato. É sinal de proteção extra, mas nem pense em fazer como certos donos de animais que colocam no seu animalzinho e pronto, não toma mais nenhuma providência, achando que esta coleira basta para manter as pulgas sempre longes.
Vantagens da Coleira Antipulgas para Cães e Gatos
Usar este tipo de coleira em seu animalzinho de estimação vai garantir a ele muitos benefícios e também a você que passará a contar com mais uma forma de combater esta praga, confira algumas das principais vantagens:
-A coleira antipulga oferece proteção 24 horas por um longo período sendo que há modelos disponíveis no mercado que garantem esta proteção por até 8 meses;
-A eficácia chega a mais de 99% sendo que os efeitos são vistos em até 24 horas;
-Esta coleira também é eficaz no combate a carrapatos, garantido uma eficiência de mais de 95%;
-Reduz o risco do animal vir a ter uma doença que seja transmitida por pulgas e outros pequenos indesejados;
-Oferece maior segurança tanto para o animal como também para toda a família;
-A coleira pode ser encontrada em vários modelos, sendo que algumas são resistentes a água, não possuem nenhum cheiro e ainda contam com trava de segurança, assim o seu cão ou gato vai se manter protegido mesmo quando for à rua;
-E a coleira antipulga pode ser usada em filhotes geralmente com idade acima de sete semanas, assim o seu animalzinho estará protegido desde cedo.
Funcionamento da Coleira Antipulgas
A coleira antipulgas não só previne como também combate as pulgas e carrapatos, mantendo o cão ou o gato mais protegido. Há modelos de coleira antipulga que duram em media de 3 a 4 meses e depois deste período deverá ser trocada. Outros modelos, como já dito, dura até 8 meses. O importante é que você respeite este prazo de validade, trocando a coleira na data indicada.
Este tipo de coleira apesar de ser segura, ainda assim oferece um certo risco. Todos os fabricantes fornecem um manual juntamente com a coleira antipulgas ensinando a forma correta de utilizá-la. Você deverá seguir todas as recomendações para não expor o animal a nenhum perigo. Leia atentamente as instruções antes de colocar a coleira em seu cachorro ou gato.
E quando colocá-la, observe atentamente se irá notar algo estranho, algum sintoma diferente e se perceber algo assim, retire a coleira imediatamente. Há casos de intoxicação e o animal deve ser levado a um veterinário. Também pode acontecer do cão ou gato ficar com a pele irritada, pode vir a perder pelos, ter queimadura, perder o apetite ou ficar sonolento, ou até mesmo ficar mais irritado, com febre e ter vômitos ou diarreia.
Seja qual for o sintoma apresentado, retire na mesma hora a coleira antipulga do cão ou do gato e leve-o a um veterinário para ver se é preciso fazer uso de algum medicamento e até mesmo para que o profissional possa verificar um outro método para combate às pulgas e que não traga risco ao seu animalzinho.
É importante ressaltar que a coleira antipulgas para gato não é recomendada porque os felinos possuem o hábito de ficarem se lambendo e podem ingerir um pouco da química presente na coleira e se intoxicar. Se achar que é realmente necessário colocar uma coleira destas em seu gatinho, é melhor conversar antes com um veterinário para ter a opinião de um profissional.
Nos cães, evite usar estas coleiras nos filhotes que estão sendo amamentados, nas fêmeas que estejam amamentando e em animais com idade muito baixa.
Gostou do conteúdo? Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.