| Tudo sobre Cães e Gatos

Cio nas gatas – Castração e ciclos

1.69K 1
Cio nas gatas – Castração e ciclos

Uma fase da vida que as gatas ficam muito agitadas é quando entram no cio no período fértil a qual se tornam bem bagunceiras.

Acima de tudo, a castração é um ato de grande importância para a saúde do seu pet. E sabemos que nunca devemos optar pela aplicação de anticoncepcionais em gatas fêmeas para interromper o cio, pois a medicina veterinária já nos indicou que diversas doenças, inclusive o câncer, são efeitos colaterais do uso deste tipo de produto.

Leia também:

Castrar ou não castrar?

Ração para gatos castrados – É mesmo necessário?

Animais com síndrome de down – Entenda como funciona!

Agora, caso a castração ainda não tenha sido realizada, outra fonte de preocupação para muitas pessoas é o período menstrual dos pets. A questão é – durante o ciclo menstrual, a gata poderá apresentar algum sangramento? Isso é normal?

Os sangramentos pela vulva são muito incomuns nas gatas, mas podem ocorrer em pequena quantidade. Caso haja qualquer anormalidade, é preciso procurar um veterinário!

É importante salientar que gatos machos não têm ciclos hormonais, sendo que a produção de hormônios pelos testículos é constante a partir da puberdade (por volta de 5 a 8 meses e idade). Gatos machos também devem ser castrados.

Já no caso das gatas, o cio geralmente acontece a cada 15 dias, podendo ocorrer também uma vez por mês ou até uma vez por semana. A sua duração é de 3 a 5 dias. É por isso que a castração é tão importante para o controle populacional de gatos.

Cio: uma gata no cio costuma miar muito. Nessas situações o miado pode ser associado a gritos ou berros. É importante ter certeza de que a gata está realmente nesse período para tomar algumas precauções necessárias.

Fonte: Gateiro

Gostou do conteúdo? Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Comentários no Facebook