| Tudo sobre Cães e Gatos

Seu cão morreu em uma pet shop? Veja o que fazer

2.73K 1
Seu cão morreu em uma pet shop? Veja o que fazer

Esse é um dos assuntos mais comentados atualmente, sabemos que é importante e não podemos fechar os olhos quando ocorre um fato assim. E devido a um fato recente ocorrido em uma Pet shop, com um cão da raça shih tzu que morreu ao ir numa tomar banho.  Então sentimos a necessidade de falar sobre o assunto.

O incidente ocorreu em uma pet shop,  após a dona deixar o seu cachorro para tomar banho e fazer uma tosa, a dona foi informada pelo próprio proprietário da pet, que o cão estava com respiração dificultosa e passando mal, o mesmo solicitou autorização para aplicar uma medicação. Mas ao chegar no local o animal já estava morto. O corpo da cadelinha foi levado para uma clínica para que seja realizado um laudo, e apurar as causas da morte, que sairá dentro de alguns dias.

Casos estão acontecendo

Esse caso não foi o único envolvendo estabelecimentos do banho e tosa. Frequentemente a imprensa noticiam maus-tratos a animais de estimação. Outros já ocorrem e precisamos ficar atento para esse tipo de situação que está acontecendo constantemente. Sabemos que incidentes podem acontecer e que pode ocorrer e qualquer lugar, mas o estabelecimento tem a total obrigação de informar todo o ocorrido.

Sabe-se de muitos casos em que a pet shop foi indenizada a pagar multa aos proprietários. E isso é o bom, mas também sabemos que dinheiro algum vai trazer a vida de um cachorro de volta.

Veja também: 

Cãozinho que morreu em pet shop | Veja entrevista do veterinário

Banho e Tosa em Pet Shop é seguro? Saiba como escolher uma pet de confiança!

É possível DENUNCIAR maus-tratos a animais via telefone e internet

 Evite levar seu animal em “qualquer” Pet Shop

É importante sempre pesquisar um local de confiança. A maioria das pessoas acabam levando o animal de estimação na pet que estiver mais perto da sua casa, que seja mais fácil na hora de levar ou de buscar. Mas o grande problema é que as pessoas não podem simplesmente colocar o animal em qualquer lugar. É muito importante que se faça uma boa pesquisa sobre a reputação do estabelecimento comercial. Se o lugar tem nota baixa e vários comentários negativos, esqueça.

Alguns acidentes que ocorrem com mais frequência, são estes: ‘mortes em estufas de secagem, por violência, por afogamento no banho, enforcamento quando o cão cai da mesa da tosa onde estava amarrado’. Mas tudo pode ser evitado se há atenção e cuidado por parte do esteticista do banho e tosa, que muitos deles trabalham na área com muito amor e dedicação com os animais.

Não precisamos também generalizar e ficar ansiosos só de pensar que pode acontecer alguma coisa.

cão

Você também pode solicitar a instalação de câmeras no local. Muitas pet shop tem adotado um sistema de câmera que fica a disposição dos clientes assistirem ao vivo em casa tudo o que ocorre na pet shop. Não custa tentar sugerir ao dono.

Lei

Embora que ainda não esteja em vigor, encontra-se em tramitação na Câmera dos Deputados, o projeto de lei 1855/2015 obriga que os estabelecimentos do ramo em pets shops tenham câmeras nos locais de banho e tosa, além do atendimento clínico, para que os donos dos animaizinhos possam vê-los durante a prática, e assim impedir que aconteçam acidentes como o caso do Shih-tzu que morreu em uma pet, sem ter como saber o que realmente ocorreu de fato.

Alguns estados tem adotado leis semelhantes, como no estado do Paraná, em que os pets shops já são obrigados a instalarem câmeras de segurança para gravar os procedimentos, de acordo com a Lei 17.949/2014, proposta pelo deputado estadual Rasca Rodrigues (PV), justamente no combate as frequentes denúncias de maus-tratos nos estabelecimentos.

Gostou do conteúdo? Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.

 

 

Comentários no Facebook