| Tudo sobre Cães e Gatos

Caixa de areia para gatos – Como treinar o felino para usar

1.3K 2
Caixa de areia para gatos – Como treinar o felino para usar

Esse é um problema muito comum na vida de quem tem gatos: Xixi fora da caixa de areia.

Preparamos algumas dicas para ajudar você a passar por essa fase e resolver essa questão. Em primeiro lugar precisamos descobrir a causa:

Leia também:

Glândulas anais ou (adanais): saiba prevenir e tratar problemas

Cães precisam de atenção para ter uma vida saudável

Ração para gatos castrados – É mesmo necessário?

Ração premium e super premium. Saiba a diferença.

Condições médicas

Até mesmo os veterinários mais talentosos nas melhores escolas de veterinária no país podem ter problemas para diagnosticar a causa dos problemas urinários felinos. Na maioria dos casos quando os gatos estão fazendo as necessidades fora da caixa, é por causa de um problema médico.

Problemas do trato urinário são extremamente comuns nos gatos. Na maioria das vezes são causadas por um nível elevado pH da urina, o que leva à formação de cristais na urina. Estas condições são muito dolorosas e o gato pode evitar a caixinha porque ele associa com a dor e, como um grito de socorro. Como em momentos em que você acha que algo está errado, você deve levar o gato ao veterinário e pedir para realizar um exame de urina.

A caixa e a areia

Sim, seu gato pode não gostar do tipo de areia que você está usando. Tente experimentar os diversos tipos de areia que temos no mercado pet. Manter a caixa limpa e usar a areia certa pode fazer o seu amigo felino fazer xixi no lugar certo. Você deve ter uma caixa de areia para cada gato em sua casa. 

Evite pequenas caixas ou caixas muito baixas, o seu gato precisa de espaço suficiente para se levantar e se sentir confortável.

A localização da caixa também pode fazer a diferença, se o gato faz ao lado da caixinha, coloque exatamente no lugar onde ele fez da ultima vez. Deixe em um lugar tranquilo e privado, mas não inacessível. Xixi fora da caixa, mas muito perto da caixa, é quase sempre um problema aversão a caixinha que está sendo usada. Tente limpar mais vezes ou até mesmo trocar o tipo de caixa.

Elimine qualquer cheiro de urina que pode ter em volta. Limpe de modo que o gato não possa ser atraído pelo cheiro. Se houver um cheiro de xixi, seu gato provavelmente voltará novamente …e novamente …e novamente.

Comportamento

Não se deve punir o gato por ir fora da caixinha, uma vez que não respondem bem ao reforço negativo. Você provavelmente só piorar o problema. Se você vê-lo novamente fazer fora, ignore-o, limpe a bagunça imediatamente e finja que não aconteceu. Tentando transmitir seu descontentamento não vai ajudar a impedi-lo – ele não é um ser humano, e tratá-lo como tal, não é justo.

A razão comportamental mais comum para urinar fora da caixa de areia é hormonal – os gatos que não são esterilizados ou castrados são conduzidos para anunciar sua sexualidade urinando em vários lugares. Gatos machos são particularmente propensas a este tipo de marcação territorial – mas as fêmeas também podem pulverizar. A solução é castrar seu gato imediatamente. Os gatos devem ser castrados antes que eles atinjam a maturidade sexual – ou seja, cerca de 4-5 meses de idade.
As fêmeas castradas antes do primeiro cio têm uma menor incidência de câncer de mama, e os machos castrados antes da maturidade sexual são muito menos propensos a pulverizar.

O estresse causado por mudanças na vida do seu gato, como a introdução de um novo animal de estimação, um novo bebê, ou uma mudança pode levar a problemas de comportamento na caixa de areia. Tenha em mente que seu gato não está fazendo isso para irritar você, lembre-se o que dissemos acima – eles não são humanos e não têm emoções humanas para fazer esses tipos de coisas, eles apenas sentem medo ou ficam estressados e esta é a sua reação natural ao stress. Em primeiro lugar, tentar minimizar o estresse do seu gato, proporcionando um ambiente tranquilo para ele para relaxar, como um quarto fechado com a sua própria caixa de areia.

Algumas dicas:

  • Quando são pequenos e não tem a mãezinha para ensinar, coloque-os na caixinha após cada refeição;
  • Não coloque a caixa perto de comida do gato, em uma área frio ou úmida, no interior ou perto de um aparelho que pode assustar o gato (aspirador de pó, máquina de lavar, etc.).
  • Existem alguns florais pets, o da Bio florais é bem recomendado.

Gostou do conteúdo? Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Comentários no Facebook