Cães precisam de atenção para ter uma vida saudável
Animais que se sentem deixados de lado, podem sofrer de depressão, estresse, síndrome do abandono, se tornar agressivos e entendiados. Os cães necessitam de no mínimo 15 minutos de atenção diária. Os donos precisam entender estas necessidades, para oferecer uma vida saudável aos bichinhos.
É comum que cães e gatos passem grande parte do dia sozinhos diante do ritmo de vida atual onde os donos normalmente trabalham fora, saindo pela manhã e retornando apenas no início da noite. Os gatinhos lidam melhor com esta “solidão” mas os cachorros geralmente sentem mais a falta das pessoas da casa.
Leia também:
Substitua o Biscrok tradicional do seu pet por Snacks caseiros, super nutritivos e feitos por você.
Tatuagens incríveis para você se inspirar e registrar o amor que sente pelo pet
3° Encontro de Pugs em Porto Alegre | Portal Dos Cães e Gatos
Dicas importante: Como lidar com a ansiedade de separação em cães
Os sentimentos mais comuns são ansiedade e tédio que, se não forem trabalhados, podem gerar transtornos de comportamento como agressividade e necessidade de chamar a atenção fazendo suas necessidades pela casa, destruindo móveis, rasgando almofadas, latindo sem motivo aparente.
É fundamental que o tutor esteja disposto a doar um tempo ao animal que escolheu para conviver. A pressa da vida cotidiana não pode ser usada como justificativa para não criar um ambiente estimulante e agradável para o seu cãozinho.
O que o cão precisa pra ter uma vida saudável?
-É indispensável que o tutor caminhe com o seu cãozinho todos os dias, pelo menos 15 minutos, seja qual for a raça e ainda que você more em lugares com bastante espaço. Ele tem necessidade de conhecer outros lugares e cheiros. O gasto de energia física e mental solucionam de 80 a 90% distúrbios comportamentais nos cachorros.
-Os cães necessitam de estimulantes físicos e mentais que podem existir até na hora da refeição. Distribua petiscos pela casa. Ele permanecerá distraído e alegre ao se deparar com eles no decorrer do dia. Uma opção são os brinquedos interativos adquiridos em petshops. Existem uns que o cão empurra a garrafinha, e ela libera um pouco de comida, induzindo a prosseguir na brincadeira.
-Não dê atenção imediata quando chegar ou logo antes de ir trabalhar. Parece crueldade, mas o sentimento de compaixão faz com que muitos donos cedam e façam festa com o cãozinho, o que só ajuda a piorar a situação de ansiedade. É recomendado que que você só se comunique com o cão quando ele estiver quieto. Deixe um potinho na porta de saída e dê algum presente quando sair. Dessa maneira o cachorro entenderá que não estará “perdendo” com a sua saída e sim recebendo delícias, como um petisco.
-Além de todo carinho e atenção, não esqueça de controlar as vacinas e ter sempre um acompanhamento veterinário. Procure sempre um médico ao notar mudanças no comportamento.
Gostou do conteúdo? Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.