Meu cachorro faz xixi na minha cama, o que devo fazer?

1

Porque ele faz xixi na sua cama?

Os cães querem deixar claro o que pertence a eles e o que está proibido para outros cães tocarem. Porém, na fase da transição de filhotes para a vida adulta, talvez eles possam errar os locais de “territórios” e fazerem xixi onde não deveriam, criando um hábito que se não for eliminado irá durar por toda a vida.

Estes territórios errados podem ser o sofá, um tapete ou algo muito pior… a sua cama!

Por que ele faz xixi na cama do dono?

São várias as razões. Isso não apenas consiste em marcar território, mas também podem haver outros comportamentos escondidos que possivelmente você não percebeu.

Ansiedade. Pode ser causado pela ansiedade de separação. Se você passa muito tempo fora de casa, seu cão pode chegar até mesmo a ter uma sensação de abandono que o leva a fazer xixi em qualquer lugar.

Superexcitação. Os cães, sobretudo quando são filhotes, tendem a superexcitar-se até o limite de fazerem xixi. Seja quando ele nos causa um ataque de risos que não podemos frear, quando brincamos com ele, quando o levamos para passear ou quando chegamos em casa. Tente acalmá-lo e ajudá-lo a controlar suas emoções.

Educação errada. Se você deixa seu cachorro fazer xixi em qualquer lugar dentro de casa, ele vai acreditar que toda a casa é seu território e fará xixi onde e quando desejar. Ele deve ser ensinado: mostrar pra ele que nenhum lugar da casa é território dele, mas sim seu. Nunca brigue com ele quando já se passou algum tempo desde que ele fez xixi onde não deveria, pois ele não entenderá o que você está falando.

Transtornos médicos. Esta é uma opção que não podemos descartar, pois pode ser que o seu cão tenha alguma doença do trato urinário ou renal que faça com que ele tenha incontinência e urine em qualquer lugar, seja na cama ou no chão. Se depois que você o ensinou ele continuar fazendo xixi onde não deve, vá ao veterinário.

Leia mais:  

Causas pelas quais seu cão está fazendo xixi no lugar errado

Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades na rua

Meu cachorro enjoou da ração, e agora o que fazer?

Como evitar que seu cão faça xixi sua na cama

Um das principais causas desse problema é permitir que o cão durma conosco na cama.

Por natureza, os cães necessitam de um líder da matilha. Se desde que ele chegou na sua casa ele sabe que esse líder é você, certamente ele te respeita. Ele tem feito isso até o momento em que você faz com que ele se sinta igual a você: permitindo com que ele durma em sua cama.

Enquanto, possivelmente, ele acreditava que esse era um lugar especial, lugar onde ele não tinha acesso, mas que agora você permite o seu cão acessar, a partir desse momento esse lugar se transformou em mais um lugar comum da casa, um lugar que também pertence ao seu cão. E o que ele fará agora? Marcar seu território.

De início

Nosso conselho é que nos primeiros meses de vida do animal, você evite que o seu cão durma na sua cama e que suba nos sofás e poltronas, pelo menos até que ele aprenda a urinar no local certo ou na rua.

Se o seu cão faz xixi na sua cama, você pode ajudá-lo a abandonar esse hábito. Siga estes passos simples:

– Não GRITE. Se ele escutar seus gritos sentirá medo e não vai entender o que você fala, portanto ele continuará com o mesmo comportamento.

– PACIÊNCIA. Enquanto ele aprende, é melhor que você feche a porta de seu quarto. Ele deve aprender a não fazer xixi na sua cama, ainda que a porta esteja aberta, mas fechá-la no início do treinamento pode ser uma grande ajuda.

Estabeleça horários de refeição. Sirva o alimento de seu amigo todos os dias na mesma hora. Vigie para que ele não vá para a sua cama depois de comer ou de beber, você poderá encontrar uma outra surpresa além da urina.

– Reforço POSITIVO. Em vez de brigar com ele a cada vez que ele faz algo errado, observe quando ele te obedece e faz xixi onde você ensinou e o premie. Se o animal começar a relacionar que fazer xixi no lugar certo o levará até, por exemplo, uma guloseima, é provável que ele continue fazendo xixi no lugar certo.

Fonte: Meus Animais